VENEZUELA E GUINÉ-BISSAU AVALIAM COOPERAÇÃO NO DESPORTO
A Venezuela e a Guiné-Bissau estudam a possibilidade de cooperação mútua em matéria desportiva, informou terça-feira o Ministro do Desporto do país caribenho, Mervin Maldonado, após um encontro com o seu homólogo guineense, Augusto Gomes.
“Trabalhei com o ministro da Cultura, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau, Augusto Gomes, a cooperação entre as duas nações nas nossas matérias, como nos orientou o nosso presidente Nicolás Maduro”, escreveu Maldonado na sua conta de Twitter, sem especificar o que foi discutido na reunião.
Em 1.º de Novembro, Maduro e o seu homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, assinaram uma declaração conjunta durante reunião em Caracas, com o objetivo de aprofundar a agenda de cooperação bilateral em pelo menos nove áreas, incluindo comércio, saúde e transporte.
Maduro afirmou que a “primeira tarefa” que ambas as nações terão será “aumentar o comércio” para que as suas “economias cresçam juntas” e estabelecer uma ligação aérea entre os países para “unir a África com a América do Sul”.
O acordo também abrange as áreas de petróleo, energia, telecomunicações, educação e habitação, além do combate ao narcotráfico, segundo o presidente venezuelano.
Os dois países assinaram, desde o estabelecimento da aliança em 2006, 18 acordos em diversas áreas, incluindo política, tecnologia, agricultura, mineração, comunicação, combate às drogas, saúde, educação e académica.
©️ Qué Passa Media/O Golo GB
📷 Ministério dos Desportos