CAMPEÃS DE 2021/2022 RECEBEM SEUS PRÉMIOS MONETÁRIOS
A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), em parceria com a Liga Guineense dos Clube de Futebol, entregou prémios monetárias às equipas campeãs da época desportiva 21/22. Foram trinta milhões de Francos CFA gastos nas premiações de diferentes provas nacionais.
O ato aconteceu numa gala realizada em Bissau, hoje (02.12), em que tomaram parte representantes das equipas premiadas, Diretor-geral dos Desportos e diferentes personalidades desportivas da Guiné-Bissau.
Foi um momento em que o presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto), ao discursar, pediu à união entre os atores desportistas para o bem do futebol.
“Não vou me cansar de apelar aos guineenses que tragam subsídios ao futebol. É bom que juntemos para dar esperança à juventude”, apelou.
Caito Teixeira como também é conhecido ainda diz: – O desenvolvimento do futebol não é responsabilidade exclusiva da federação, mas, sim, de todos. Portanto, vamos desenvolvê-lo na divergência, na coesão, e até em algumas situações que podemos considerar de anormal, tudo isso é salutar para unificarmos o nosso futebol. Todos nós somos poucos para o desenvolvimento de futebol, pois é uma causa única que junta todos os guineenses – terminou agradecendo a colaboração de todos os clubes de futebol da Guiné-Bissau.
Como representante do Ministério da Juventude e dos Desportos, Alberto Dias, Director-geral dos Desportos, elogiou os trabalhos feitos pela Federação e Liga de Clubes durante a época 21/22, assegurando que o governo está empenhado e tem tido a trabalhar com diferentes parceiros para assegurar patrocínio ao campeonato nacional e também criar condições para às infraestruturas desportivas no país.
A Liga dos Clubes, representada pelo seu presidente, agradeceu o esforço das equipas pelo empenho na época passada e, sobretudo pela forma como cumpriram o calendário de inscrição para as provas nacionais.
Dembo Sissé espera que a época 2022/23 seja boa, pedindo, desse modo, ao governo e à federação que continuem a apoiar o futebol no país.
Destaca-se, entre premiações, as seguintes:
Sport Bissau e Benfica, campeão da primeira divisão de futebol – sete milhões de francos CFA (7.500.000 xof)
Sporting Clube de Bissau, Vice campeão, quatro milhões de francos CFA (4.000.000 xof)
O FC Canchungo, como terceiro qualificado, recebeu dois milhões de francos CFA (2.000.000 xof).
CAMPEONATO FEMININO DE FUTEBOL:
– Fidjus de Bidera Tênis Clube de Bissau, equipa campeã, três milhões de francos CFA (3.000.000 xof);
– Sociedade Desportiva -GB – um milhão e quinhentos mil francos CFA (1.500.000 xof);
CAMPEONATO DA SEGUNDA DIVISÃO
Tigres de Fronteira, como vencedor de Série A – recebeu um milhão de francos CFA (1.000.000) e como campeão da segunda liga levou dois milhões de francos CFA (2.000.000);
Clube Desportivo Recreativo de Gabú, como vencedor de Série B recebeu um milhão de Francos CFA (1.000.000 xof);
SUPERTAÇA 21/22:
Vencedor – Sporting CGB – 500 Mil.
Vencido – Benfica – 350 Mil.
TAÇA DA GUINÉ:
Vencedor – Benfica – 1 Milhão de francos CFA.
Derrotado – Sporting Clube de Guiné-Bissau – 500 Mil francos CFA.
FUTSAL:
Primeiro lugar, Estudantes de Marrocos – 750 Mil francos CFA
Fórum de Jornalistas Desportivos da Guiné-Bissau, segundo lugar, 350 Mil francos CFA.
Importa salientar que foram premiadas também às equipas vencedoras de campeonatos dos juvenis e juniores.
© Mamadi N’Djai