MAMA BALDÉ, ZICKY TÉ E YASMIRA DIAS ENTRE 100 PERSONALIDADES NEGRAS MAIS INFLUENTES DA LUSOFONIA
O futebolista internacional guineense Mama Baldé, a atleta de jiu jitsu Yasmira Dias e o futsalista luso-guineense Zicky Té figuram na Powerlist da revista Bantumen, numa lista que elenca as 100 personalidades negras mais influentes da Lusofonia.
Além dos três atletas nascidos na Guiné-Bissau, a lista conta ainda com mais de 10 outras personalidades guineenses que atuam em diversas áreas, desde música, ciência, cinema, cultura, moda, activismo e finanças.
Confira na íntegra o texto da revista Bantumen:
MAMA BALDÉ (Troyes ESTAC)
Mama Samba Baldé é um jogador profissional de futebol. Nascido na Guiné Bissau a 6 de novembro de 1995, Baldé mudou-se para Portugal antes de completar dez anos. Em 2013, assinou com o Sporting CP no seu último ano como júnior.
Baldé fez a sua estreia profissional com os reservas em 11 de maio de 2014, onde entrou como substituto aos 75 minutos na vitória por 1 a 0 fora de casa, contra o Braga B, na Segunda Liga. Em janeiro de 2015, foi emprestado ao Benfica de Castelo Branco, da terceira divisão, até junho.
Retornou ao Sporting B em 2015–16, onde Baldé marcou o seu primeiro golo na liga a 30 de setembro de 2015. Totalizou 38 partidas durante a temporada, tendo ajudado o clube a terminar em décimo lugar na segunda divisão.
Baldé foi entretanto emprestado ao Aves, clube da Primeira Liga portuguesa, no verão de 2017. A sua primeira partida na competição ocorreu a 11 de setembro, contra o Belenenses.
Em fevereiro de 2019, Baldé tornou-se no melhor ponta de lança de todos os tempos do Rio Ave, com nove golos.
Em 27 de junho de 2019, Baldé ingressou no Dijon (França) com um contrato de três anos. Fez a sua estreia na Ligue 1 a 10 de agosto, jogando a primeira metade de uma derrota em casa, por 1–2, contra o Saint-Étienne.
Baldé estreou-se pela Guiné-Bissau a 8 de junho de 2019, numa partida amigável contra Angola, onde substituiu Toni Silva. Foi entretanto selecionado para a CAN, Copa das Nações de África, de 2019.
A 31 de julho de 2021, Baldé assinou um contrato de quatro anos com o Troyes (França) e desde então joga como ponta e lateral-direito, sendo um dos jogadores de destaque.
Conhecida como colecionadora de prémios, Yasmira Pires Dias aka Yas é a melhor atleta em África, da modalidade Jiu-Jitsu.
De origem guineense, Yasmira Pires Dias é natural de Lisboa, Portugal (27 de junho de 1991). A lutadora multicampeã de Jiu-Jitsu começou a praticar a modalidade em junho de 2013 e só mais tarde, em setembro do mesmo ano, começou a competir.
YASMIRA DIAS (Equipa Brazilian Power Team)
Conhecida também como Yas, a jovem atleta, que primeiro começou a competir com as cores de Portugal, é treinada pela Equipa Brazilian Power Team (BPT).
Entre as suas conquistas, destacam-se: o primeiro lugar da 30ª Seixaliada em 2013, primeiro lugar do 4.º Nacional Open Portugal (categoria e absoluto), primeiro Lugar dos 5 Ibérico 2014, primeiro Lugar do II torneio luso-galaico 2014 (categoria e absoluto), no Porto, primeiro Lugar no NAGA (North American Glappling Association) 2015, na faixa azul com kimono, em França, Amiens, primeiro Lugar com direito a cinturão no no-gi (sem kimono) no NAGA 2015, na categoria expert (roxa, marron e preta) em França, Amiens.
Yasmira Dias sagrou-se bicampeã de Jiu Jitsu, na edição 2020 do campeonato mundial, que, por conta da pandemia, realizou-se em abril de 2021. Tendo ganho também em 2019, na categoria faixa marrom / preta de 90 quilos. Além disso, já foi três vezes campeã da Europa e esteve 36 vezes na liderança desta modalidade em Portugal.
No 13.º Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Profissional de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que aconteceu de 14 a 19 novembro de 2021, a atleta sagrou-se Campeã Mundial de Jiu Jitsu pela terceira vez. A jovem atleta guineense bateu a brasileira Carina Santi, conquistando o título na categoria feminina Master 1 faixa castanha/preta de 95 quilos.
Yasmira Dias é atualmente cinturão negro e a sua trajetória conta com 40 vezes títulos por Portugal, cinco vezes campeã da Europa, quatro vezes campeã mundial de 90 quilos, cinco vezes Naga Belt, Melhor Atleta Africana, entre outros títulos.
Londres, Zurique, Gran Canarias, Bruxelas, Roma, Atenas, Porto, Paris, entre outros, ao todo, a artista guineense Yas já conta com mais de 14 campeonatos. São 14 medalhas de ouro com 30 lutas, 27 finalizações, 2 vitórias por pontos e uma derrota por pontos.
Katiúscia Yasmira Dias conquistou o prémio de The Best African Player” (Melhor Atleta Africano), no Abu Dhabi World Jiu-Jitsu Awards, que teve lugar no Dubai, onde tornou-se também na mais nova cara da APJ Tour, evento desportivo de Jiu-Jitsu.
ZICKY TÉ (Sporting Clube de Portugal)
Izaquel Gomes Té, mais conhecido como Zicky Té, é um jogador profissional de futsal que joga atualmente pelo Sporting Clube de Portugal e pela Seleção Portuguesa de Futsal.
Nasceu na Guiné-Bissau e cresceu em Santo António dos Cavaleiros, no município de Loures, Portugal.
Apesar da pouca idade, 21 anos, o craque já leva 100 jogos, 39 golos e diversos títulos conquistados pelo Sporting: dois campeonatos nacionais, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e duas Taças da Liga.
Começou cedo a jogar futsal e, desde então, sempre esteve em atividade. Foi no GROB – Grupo Recreativo Olival Basto em 2011. Mudou-se ainda nessa época para o PSAAC – Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube, onde esteve até o Sporting contratá-lo, em 2014. Em 2018, estreou nos seniores com 17 anos, a mesma idade com que se tornou o mais jovem a marcar um golo na Liga.
Em 2021 foi eleito o melhor jogador do Campeonato da Europa de 2022, que teve lugar nos Países Baixos, e foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
©️ O Golo GB/Bantumen