BENFICA VENCE BINAR FC COM GOLO DE PENÁLTI “DUVIDOSO”
O Sport Bissau e Benfica, campeão nacional, recebeu e venceu o Binar FC por uma bola a zero, no jogo inaugural do campeonato nacional da primeira divisão (Guiné-Liga) da época 2022/23.
Num jogo marcado pela longa demora no início do encontro, com a falha na organização da partida pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol, entidade organizadora da competição na marcação do horário do jogo entre SB Benfica e Binar FC, que segundo o comunicado divulgado à imprensa, a que O Golo GB teve acesso, o jogo era para as 16h30 e em menos de 2H para o início do jogo foi alterado o horário da partida para às 18h00, sem qualquer explicação ou comunicação prévia para esclarecer a mudança do horário.
A equipa encarnada que na semana passada conquistou a Supertaça da Guiné diante do seu eterno rival, Sporting Clube de Guiné-Bissau, não conseguiu mostrar o seu poderio e supremacia diante do Binar FC, durante 45 minutos da primeira parte.
Os visitantes estavam melhor no jogo, até aos 26 minutos, numa grande contra ataque, o jogador do Binar FC, Mustafa Sila isolou-se e foi travado pelo benfiquista Belmiro Gomes, num lance polémico que suscitou reacções tanto para a equipa técnica de Binar como dos seus adeptos, lance que merecia a cartolina vermelha para o jogador do Benfica, mas o árbitro Edison Pereira nem sequer mostrou o cartão amarelo.
Na segunda parte, o ritmo não baixou para ambas equipas, mas as mexidas dos dois técnicos mudaram o resultado que se verificava até à altura.
Aos 68 minutos, numa jogada de combinação na entrada de área do Binar, Benfica beneficiou de um penálti “duvidoso e mal assinado” pelo árbitro Edison Pereira, que ofereceu de bandeja o penálti à favor dos encarnados, o recém entrado Malam Mané (Suaré) converteu com sucesso o castigo máximo, e que nem os jogadores e nem a equipa técnica manifestaram de que maneira o golo que deu a vantagem às águias de Bissau.
Refira-se que o árbitro Edison Pereira, para redimir dos seus sucessivos erros na partida, mostrou uma cartolina vermelha na reta final da partida, desta vez não escapou o jogador do Benfica, Belmiro Gomes, aos 90+3 minutos do jogo.
Recorde-se que o Sport Bissau e Benfica que começou a defesa do título e venceu o seu primeiro jogo da nova época futebolística 2022/2023.
©️ Edson Rodrigues