PORTOS LIDERAM PROVISORIAMENTE A GUINES-LIGA
Os Estivadores dos Portos de Bissau receberam e venceram o Desportivo de Gabú por três bolas a duas, numa remontada histórica, no cumprimento da primeira jornada do campeonato nacional da primeira divisão – Guines-Liga, no tapete sintético do Estádio Lino Correia, em Bissau.
Numa tarde tranquila e de muito sol, com as bancadas do Estádio Lino Correia totalmente desertas, a primeira parte foi equilibrada por ambas as equipas, criando algumas oportunidades de golos, mas sem sucesso.
Na reta final dos primeiros 45 minutos, ou seja, aos 40 minutos, o camisola 10 da equipa lestenha, Iancuba Cissé inaugurou o marcador. O resultado não sofreu alteração até ao intervalo.
No reatar da partida, os Estivadores entraram com determinação e muita atitude à procura de igualar a partida, chegando à igualdade por intermédio de Jamir Mbana, aos 47 minutos.
Aos 65 minutos, o miúdo Emanuel fez uma grande finta na zona esquerda, entregou a bola para o estreante, Lassana Saco (Fàbregas), que de primeira, fez um passe delicioso para Abubacar que fez um remate fora de área, para o segundo golo de Gabú.
Com a mexida na equipa dos Estivadores, a equipa ganhou mais dinâmica, chegando com grande facilidade a baliza Gabuense.
O recém-entrado na partida, o camisa 8 dos Portos, Camnaté Carlitos Sula fez um míssil após ultrapassar o centro do terreno, que resultou num golaço que é candidato para o melhor golo desta jornada inaugural.
O filme dos recém-entrados não parou por aqui. Bubacar Baldé, aos 70′, fez a cambalhota no marcador, após uma bela combinação entre os atacantes da equipa da casa, numa prenda de Natal do guardião lestenho.
Quase ao cair do pano, os Estivadores foram reduzidos a dez unidades por expulsão do camisola 10, Zidane.
Refira-se que com este resultado, os Estivadores dos Portos de Bissau assumem, provisoriamente, a liderança do campeonato nacional da primeira divisão, fruto de 3 pontos e 3 golos marcados.
©️ Aladje Seidi