ARGENTINA VENCE FRANÇA E CONQUISTA O MUNDIAL 2022
A seleção sul-americana conquistou pela terceira vez na sua história o Campeonato do Mundo de futebol.
A Argentina sagrou-se, este domingo, campeã do Mundo de futebol ao vencer a França nos penáltis após empate no prolongamento (3-3), no Estádio Lusail, na final do Campeonato do Mundo no Qatar.
Os sul-americanos entraram a “todo o gás” no jogo e acertaram na baliza gaulesa aos 5 minutos. O médio rematou forte de fora da área para uma defesa segura de Hugo Lloris.
O primeiro golo da partida surgiu aos 23 minutos com um golo de Lionel Messi – o seu sexto tento na prova -, na conversão de uma grande penalidade. O penálti foi assinalado por falta de Ousmane Dembélé sobre Ángel Di María, um lance que suscitou algumas dúvidas.
A França não conseguia contrariar o domínio dos argentinos e aos 36 minutos voltou a sofrer mais um golo. Ángel Di María concluiu na perfeição uma jogada iniciada no meio campo defensivo da Argentina, onde a bola passou por seis jogadores.
O selecionador francês, Didier Deschamps, não estava a gostar do que via e resolveu fazer duas substituições antes do intervalo. Aos 41 minutos, substituiu os avançados Ousmane Dembélé e Olivier Giroud por Marcus Thuram e Randal Kolo Muani.
O selecionador francês, Didier Deschamps, não estava a gostar do que via e resolveu fazer duas substituições antes do intervalo. Aos 41 minutos, substituiu os avançados Ousmane Dembélé e Olivier Giroud por Marcus Thuram e Randal Kolo Muani.
A Argentina terminou a primeira parte com domínio total da partida. Os sul-americanos fizeram três remates enquadrados com a baliza contra zero da França.
No segundo tempo, os argentinos voltaram a “entrar forte” na partida. Aos 49 minutos, o médio Rodrigo de Paul rematou cruzado para mais uma defesa do guardião francês, depois de uma boa jogada coletiva sul-americana.
A França não conseguia criar situações de perigo e esperava-se que a Argentina “congelasse” a vantagem até ao final.
Até que ao minuto 80, os gauleses reduziram através de uma grande penalidade convertida por Kylian Mbappé. O pénalti foi assinalado por falta de Nicolás Otamendi sobre Randal Kolo Muani.
Mbappé “acordou” e após primeiro de penálti voltou a marcar dois minutos depois, dando o empate à França. Aos 81 minutos, o avançado francês fez o 2-2 através de um remate cruzado, marcando o seu sétimo golo no Mundial no Qatar.
Após o empate no tempo regulamentar, o jogo seguiu para prolongamento. E foi nesse período que Lionel Messi voltou a brilhar.
Aos 109 minutos, o “capitão” da Argentina aproveitou uma defesa incompleta para fazer o 3-2. O “astro”argentino que tinha “descido à Terra” depois dos dois “golpes” de Kylian Mbappé voltou a fazer sorrir a nação argentina.
Quando tudo parecia perdido para a França, voltou a ser assinalado um novo penálti a favor dos gauleses, por mão na bola de Gonzalo Montiel. Mbappé voltou a encarregar-se da marcação da grande penalidade e não vacilou, fazendo o 3-3 e o seu hat trick na partida.
Aos 120 minutos, os gauleses tiveram uma tremenda oportunidade para fazer o 4-3 e fechar o resultado. Randal Kolo Muani apareceu isolado em frente ao guardião Emiliano Martínez, que fez uma defesa “extraordinária” que garantiu o empate até ao final do prolongamento.
A grande final só ficou decidida no desempate por penáltis. A Argentina foi mais eficaz e venceu a França por 4-3.
Em dezembro de 2022, a Argentina conquistou pela terceira vez na sua história o Campeonato do Mundo de futebol, depois de 1978 (Argentina) e 1986 (México).
A França não conseguiu revalidar o título mundial, depois da conquista em 2018.
©️ SIC Notícias