CAÍTO VISITA ACADEMIAS DE BISSAU
O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Alberto Mendes Teixeira “Caíto” visitou hoje (24.12), três academias do país, situadas em Bissau: Academia Geração Futebol, Academia Valusa e Academia Effemberg, no âmbito da festa do Natal.
Em declaração aos jornalistas no final da visita, Caíto Teixeira disse que os responsáveis do futebol nacional devem ter consciência e preocupar-se com os jovens, para que estes possam ter condições de trabalho.
“Temos por direito e obrigação de dar oportunidades aos jovens para poderem sonhar. Nós, responsáveis federativos do país, temos que ter a consciência moral de que é preciso prestar atenção nestes jovens. A Guiné-Bissau é viável, porque quase noventa por cento da população é jovem, então, por isso, estamos munidos de um espírito de trabalho para o bem desta juventude, hoje é um dia que eu particularmente não gosto, dia de Natal, porque é um dia em que a maioria das crianças não vão ter condições de sentar à mesa com a família, e para mim Natal é isso, a minha presença junto destas crianças”.
O líder da FFGB salientou ainda que “hoje dá para ver uma alegria imensa nos seus rostos, através deste gesto simbólico, por isso, acho que é importante um gesto do tipo, principalmente, nesse momento da festa. Para a semana vamos continuar as visitas para o interior do país para dar oportunidade às outras academias, porque queremos ser inclusivos e participativos no nosso trabalho”.
Perguntado sobre a visão futura da federação de futebol em relação às academias e o futebol de formação, Caíto respondeu – “estamos a trabalhar com o novo diretor técnico nacional sobre este aspecto, antes ontem estávamos num videoconferência junto da FIFA, onde estávamos a defender a nossa visão estratégica em relação ao futebol do país, já conseguimos a aprovação de um item, que desde a fundação da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, o país nunca conseguiu uma aprovação na FIFA, é uma direção que está a ser dirigida pelo antigo treinador do Arsenal Arsène Wenger, deram-nos um OK, num item que foi elaborado pelo diretor técnico, discutido pela direção e aprovado pelo comité executivo”.
Caíto afirmou que “neste momento, o país tem um item aprovado pela FIFA, por isso, o nosso desejo é continuar a trabalhar para o bem do futebol local, e sem esquecer do futebol de formação que é um dos pilares fortes desta direção, queremos estruturar a formação na Guiné-Bissau, no momento, a federação está a trabalhar num projeto de criação da academia nacional, a nível masculino, assim como a nível feminino”.
Refira-se que todas as academias visitadas receberam dez bolas e dois pares de coletes de treino. Em jeito de agradecimento, os proprietários das academias beneficiárias numa única voz, mostraram-se satisfeitos com o gesto do presidente da federação de futebol, e pediram mais esforço e atenção por parte da FFGB com as academias do país.
Nesta visita, o presidente da FFGB foi acompanhado pelos membros do Comité Executivo.
De acordo com Caíto Teixeira, a visita vai continuar para o interior do país antes do final do ano, com o mesmo propósito de inteirar dos trabalhos das academias da Guiné-Bissau.
©️ Camnate M’bundé