GUANGZHOU FC, ANTIGO CAMPEÃO CHINÊS E ASIÁTICO, DESCE DE DIVISÃO
Na penúltima jornada da China Super League, o Guangzhou FC foi goleado por 1-4 na receção ao Changchun Yatai. Assim, consumou-se a descida de divisão da equipa que dominou o futebol chinês na última década.
Agora sem qualquer jogador estrangeiro e sem o patrocínio da Evergrande, a equipa que outrora foi orientada por Luiz Felipe Scolari, Marcello Lippi e Fabio Cannavaro perdeu expressão e vai agora regressar ao segundo escalão, mais de uma década depois.
Logo na primeira época entre os melhores, o conjunto de Guangzhou sagrou-se campeão chinês, feito que repetiu mais seis vezes consecutivas, sendo destronado pelo Shanghai SIPG, de Vítor Pereira.
Além de oito Ligas Chinesas, duas Taças da China e quatro Supertaças Chinesas, o Guangzhou FC tem no seu currículo duas Ligas dos Campeões Asiáticas, conquistadas em 2013 e 2015.
Recorde-se que o Nantong Zhiyun FC do avançado guineense Júnior José Correia (Zé Turbo) garantiu uma das três vagas de subida à China Super League (primeira liga chinesa), ao figurar na terceira posição da League One da época 2022.
©️ zerozero.pt /O Golo GB