PRESIDENTE DA LIGA DE CLUBES DESVALORIZA A PREMIAÇÃO DAS PROVAS
A Liga Guineense dos Clubes de Futebol desvalorizou a premiação das provas oficiais e defendeu que o mais relevante é subvencionar os clubes nas suas deslocações para o cumprimento dos seus respetivos jogos.
A ideia é defendida pelo próprio presidente da Liga, Dembo Sissé, na sequência do pedido do antigo presidente do Vitória FC Cacheu, Sana Mané, que exortou a instituição organizadora das provas oficiais do futebol na Guiné-Bissau, para aumentar o montante das premiações às equipas vencedoras dos diferentes campeonatos que se disputam no país.
De referir ainda que na mesma ocasião, Sana Mané solicitou, além de aumento de prémios para campeões, também apoio aos clubes do interior na vedação dos seus campos.
Ora, em resposta a estes pedidos, Dembo Sissé tem um entendimento diferente.
“Sana disse uma coisa que é verdade, digo para mudar desta opinião, o prémio [das equipas vencedoras de campeonatos], para mim não é relevante, o mais importante é apoiar clubes nos seus transportes porque se quiser tornar um campeonato competitivo subvencione clubes, dando-lhes dois, três ou quatro milhões para criar prémios e viajar”, começou por responder na cerimónia de tomada de posse do novo presidente do Vitória FC Cacheu que aconteceu este sábado, 28 de Janeiro.
Na opinião do presidente da Liga, mesmo dando “cem milhões” como premiação se não criar subvenções às equipas não vão ter um campeonato competitivo e haverá faltas de comparências. Nesse sentido, o número um da Liga dos Clubes defendeu que a prioridade da instituição que dirige e da federação de futebol é apoiar clubes nas suas deslocações e a formação dos dirigentes desportivos para elevar o nível da competitividade do futebol nacional.
Quanto à questão da vedação dos campos, Dembo Sissé garantiu que é da “responsabilidade do governo local”.
Recorde-se que nos últimos tempos, a questão do prémio, para campeões nacionais, tem sido alvo de críticas por diferentes individualidades ligadas ao futebol, equipas e comentadores desportivos. Muitos defendem o aumento do mesmo, mas a Liga Guineense dos Clubes de Futebol vem apresentando outra ideia.
©️ Balantó Danfa