CD-FFGB SUSPENDE DOIS JOGADORES DO SPORTING POR 30 DIAS
Malam Indjai (Moutinho) e Ibraim Djancó Mané (Piqué), ambos jogadores do Sporting Clube de Guiné-Bissau foram castigados pela Comissão de Disciplina da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), com uma suspensão, por um período de 30 dias.
O Sport Bissau e Benfica teria solicitado através de uma carta, datada de 20 de Dezembro de 2022, com a mesma data de receção, à Federação de Futebol da Guiné-Bissau, as sanções dos atletas Braima Djancó Mané e Malam Indjai. Em causa está alegada irregularidade no cumprimento de contrato assinado pelos dois jogadores castigados com os encarnados.
Apesar do castigo aplicado aos dois jogadores, a comissão de disciplina da federação de futebol não mencionou a perda dos pontos ao Sporting, por este ter utilizado os referidos jogadores nos cinco primeiros jogos da Guines-Liga e na Supertaça de Guiné.
Refira-se que os dois atletas já estavam vinculados aos Leões de Bissau, antes de alegadamente terem assinado pelo clube rival dos verde e branco da capital guineense.
Saliente-se que esta não é a primeira vez que houve situações irregulares no futebol nacional na assinatura de contrato dos jogadores com dois clubes diferentes, envolvendo sempre clubes e a Federação de Futebol da Guiné-Bissau.
O Golo GB tinha avançado no dia 22 de Outubro de 2022 com a saída do jogador Braima Djancó Mané do Sporting Clube de Guiné-Bissau para reforçar o Sport Bissau e Benfica, mas o próprio atleta tentou pôr em causa a veracidade da notícia, que agora se confirmou com o seu castigo pela comissão de disciplina da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.
Braima Djancó Mané foi na altura a área dos comentários na página oficial do portal O Golo GB no Facebook, onde questionava quem são os jornalistas deste diário desportivo, como se não bastasse, recorreu ao chat privado no Messenger para questionar a origem da notícia publicada como podem ver nos recortes em baixo.
“Quem é o jornalista de O Golo GB?”, questionou Braima Djancó Mané no seu comentário e, de segunda outros internautas foram na cantiga do Piqué, no qual pode ler-se “responsabilidade na informação, o dono sabe”. Por sua vez, outro internauta dirigiu sua pergunta ao jogador: “Como assim, não fostes para o Benfica? Kkkkk”. Já um outro guineense mencionou o atleta e escreveu “homem essa gente não tem…”.
Recorde-se que esta é a segunda transferência falhada do Piqué para o clube liderado por Wilson Pereira Batista, onde já tinha assinado um contrato e foi apresentado na época passada 2021/2022 como reforço do Sport Bissau e Benfica, mas houve depois uma polêmica na sua transferência, obrigando que o jogador voltasse novamente ao Sporting Clube de Guiné-Bissau onde cumpriu a temporada finda e a história repetiu-se.
De lembrar ainda que o castigo de Malam Indjai (Moutinho) e Braima Djancó Mané (Piqué), constam na deliberação Nº01/2023 da Comissão de Disciplina da Federação de Futebol da Guiné-Bissau publicada no passado dia 25 de Janeiro de 2023, a que a redação de O Golo GB teve acesso.
©️ O Golo GB