ATLETISMO: BRAIMA DABÓ REGRESSA ÀS COMPETIÇÕES
O atleta internacional guineense, Braima Suncar Dabó (Braima Dabó) regressou às competições de atletismo, no último sábado, (18.03), ao participar no Campeonato Nacional de Corta-mato Curto de Portugal, no qual ficou em primeiro lugar, a nível do distrito de Bragança.
Neste Campeonato Nacional de Corta-mato Curto do atletismo português, Braima Dabó representou o seu clube, o Ginásio Clube de Bragança, onde obteve um tempo de 12 minutos e 20 segundos ao percorrer uma distância de 4 quilómetros.
“Após um longo período sem competir, no passado dia 18/03 voltei a sentir adrenalina na competição do Campeonato Nacional Português de Corta-mato Curto. Feliz por este regresso e por encontrar amigos que já não via há muito tempo… Muitos parabéns a minha equipa pela garra e entrega, também parabenizo todos os participantes”, escreveu Braima Dabó nas redes sociais a que O Golo GB teve acesso.
O maratonista guineense considerou que o evento correu bem para ele, devido a um certo tempo sem competir, agradecendo a todo o apoio recebido, em particular de sua parceira, igualmente mãe de seu filho Lucas. E prometeu continuar a trabalhar depois de regressar às competições.
Saliente-se que nesta corrida do Campeonato Nacional de Corta-mato Curto português, o internacional guineense ficou em primeiro lugar a nível do distrito de Bragança, 43.º classificado no escalão sénior e 76.º classificado na contagem geral.
Além do internacional guineense Braima Dabó, não conseguimos apurar se havia outro atleta da Guiné-Bissau nesta prova de atletismo de Corta-mato Curto.
Recorde-se que Braima Suncar Dabó, ganhou notoriedade na disputa dos 5000 metros masculinos no Estádio Internacional Khalifa, a 27 de Setembro de 2019, em Doha, no Catar, no Campeonato Mundial de Atletismo de 2019, no qual Dabó havia abortada a última volta quando percebeu que o atleta Jonathan Busby, de Aruba, apresentava claros sinais de esgotamento físico e impossibilidade de concluir a prova. Em uma atitude de fair play, o atleta guineense socorreu Busby e o ajudou a concluir a prova, momento que recebeu enorme ovação do público.
Ver esta publicação no Instagram
A nobre atitude de Braima Dabó, fez com que a Federação Internacional de Atletismo o galardoou, durante a cerimónia anual do World Athletics, em Mónaco, com o prémio fair play de 2019, em evento ocorrido no dia 23 de Novembro de 2019.
Já em 12 de Dezembro de 2019, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o condecorou com o grau de medalha da Ordem do Mérito, sendo um dos raros estrangeiros a receber tal distinção. A Secretaria de Estado da Juventude e Desportos da Guiné-Bissau também homenageou o atleta internacional guineense por “elevar o nome da Guiné-Bissau”.
©️ O Golo GB
Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet