EMPRESÁRIO DE FUTEBOL FAUSTINO GOMES PEDE À FFGB PARA PROFISSIONALIZAR CLUBES GUINEENSES
O empresário guineense, igualmente presidente do Sport Lisboa Cartaxo, Faustino Gomes falava hoje, no programa desportivo JOGO ABERTO da rádio Jovem, no qual abordou vários assuntos ligados ao futebol nacional e internacional.
Agente apelou à direção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau liderada por Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caito) para profissionalizar o campeonato nacional e obrigar os clubes a terem contrato com todos os jogadores inscritos na prova.
“Na minha opinião é muito importante profissionalizar o nosso campeonato nacional da primeira divisão. Caso haja salários para jogadores, isso pode contribuir para mais organização e competitividade nos clubes a nível nacional e internacional” disse.
Em relação à futura participação dos Djurtus no CAN-2024, Faustino Gomes mostrou-se satisfeito pelos feitos da seleção nacional no grupo-A.
“É certo que a nossa seleção vai estar no campeonato Africano das Nações porque tivemos uma excelente equipa para continuar a fazer história no panorama de futebol Áfricano” insistiu.
Durante a entrevista, o presidente do Sport Lisboa e Cartaxo apontou os motivos do insucesso dos jogadores guineenses na Europa.
“Os jogadores guineenses na Europa trocam a identidade para casar com as mulheres europeias, facto que muito das vezes impede o crescimento dos nossos atletas para chegar ao topo da carreira desportiva” explicou.
Convidado para falar do nível do campeonato nacional, o empresário lamenta a atual situação dos campos pelados e pede a rápida intervenção das autoridades desportivas da Guiné-Bissau.
“Vi uma partida no campo Vicente Cacante Indjai entre FC Pelundo e a União Desportiva Internacional de Bissau UDIB. É muito lamentável ver os jogos de campeonato nacional nos campos pelados como se fosse futebol de praia. Isso é horrível para o bom nome do futebol da Guiné Bissau” insistiu.
O campeonato nacional de futebol da Guiné-Bissau é uma competição amadora desde a sua criação e dispõe de dois campos em condições para a prática de futebol, estádios Lino Correia e 24 de Setembro.
Faustino Gomes é empresário FIFA e também lidera o clube português Sport Lisboa e Cartaxo.
©️ Rádio Jovem
Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet