“O FUTEBOL FEMININO NÃO É VALORIZADO NA GUINÉ-BISSAU” – BAIOU
A atleta internacional guineense Runise Jorge Mango (Baiou), falava hoje (18.04) no programa ‘Jogo Aberto’ da Rádio Jovem, no qual revelou as dificuldades que as jogadoras do futebol feminino enfrentam no panorama guineense ao longo dos anos.
“É importante investir no futebol feminino, porque é difícil trabalhar sem ser valorizada, às vezes, outras pessoas ficam pelo caminho por falta de motivação, isso não vai ajudar o crescimento do nosso futebol, as meninas têm talentos e devem ser apoiadas e acompanhadas pelas autoridades desportivas nacionais“.
A ocasião serviu ainda para a atleta apelar às autoridades federativas do país para investirem no futebol feminino da Guiné-Bissau.
“Só com um investimento sério é que podemos avançar para os melhores dias no futebol feminino da Guiné-Bissau, caso contrário estamos a brincar”, alertou a jovem futebolista.
Convidada para falar da sua carreira futebolística, Runice explicou como tudo começou no bairro de Enterramento, em Bissau.
“Quando eu tinha 11 anos de idade, em 2017, eu era acompanhante da minha irmã que era jogadora da Sociedade Desportiva da Guiné-Bissau, com passar do tempo, integrei a equipa das mais novas e anos depois, fui aposta para a equipa principal e comecei logo a dar nas vistas como atleta”, revelou.
Saliente-se que Baiou representa a equipa da Sociedade Desportiva da Guiné-Bissau, e já conta com seis internacionalizações pelas seleções Sub’17, Sub’20 e principal da Guiné-Bissau (Djurtinhas).
©️ Elvis da Silva
Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet