FORJOD-GB CONDENA COMPORTAMENTO AGRESSIVO DE SELECIONADOR NACIONAL
O Fórum de Jornalistas Desportivos da Guiné-Bissau (FORJOD-GB), condenou, neste domingo, (18.06), com veemência o comportamento, que considera de “agressivo” do selecionador nacional, Baciro Candé contra os jornalistas.
A condenação dos homens da imprensa desportiva do país, vem expressa num comunicado a que O Golo GB teve acesso, depois de uma reunião extraordinária da organização com vista a analisar o comportamento do Mister Candé, na conferência de imprensa, após da vitória dos Djurtus, diante de São Tomé e Príncipe no passado dia 14 deste mês.
Na ocasião, o timoneiro disse que não falaria com o jornalista Idjé da Costa em crioulo, um comportamento considerado, pelos internautas nas redes sociais, como uma falta de consideração e desrespeito à jornalista e ao próprio povo que fala maioritariamente a língua crioula.
“Eu falo consigo só em português”, disse o técnico, depois de ouvir a pergunta colocada pelo jornalista Idjé da Costa da Rádio Sol Mansi e O Golo GB.
No comunicado, FORJOD-GB, convidou o selecionador a concentrar-se no seu trabalho que exige muita responsabilidade e prestação de contas e deixar os jornalistas fazerem os seus, e lembrando este, que a Seleção Nacional é de todos os guineenses e não uma propriedade privada e qualquer pergunta colocada pelos jornalistas, visa esclarecer a opinião pública.
A organização que congrega todos os jornalistas do desporto do país ameaçou no comunicado, boicotar todas as actividades do selecionador, caso este optar em continuar com o mesmo comportamento, e por fim, pediu a explicação, por parte da empresa de asseguramento do estádio, sobre o impedimento da entrada de uma equipa de reportagem da TGB, no Estádio Nacional”24 de Setembro”, para fazer a cobertura do encontro, violando assim, o direito de acesso à fonte de informação consagrado na Constituição da República.
Comunicado Integral…
Também disponível em formato PDF
©️ O Golo GB