FC CANCHUNGO FORA DE COMPETIÇÕES AFRICANAS
O nome dos campeões nacionais da época 22/23, Futebol Clube de Canchungo (Lobos), não consta na lista dos clubes que vão disputar a Liga dos Campeões Africanos da época 23/24 divulgada pela CAF.
Recentemente, depois da final da Taça de Guiné, em que os Lobos de Babok venceram o Cupelum FC, o presidente do FC Canchungo, Mamadu Bobó Djaló, disse que os campeões nacionais irão disputar a Liga dos Campeões da CAF na próxima época desportiva.
Segundo informações apuradas pela redação de O Golo GB, nenhum clube nacional consta na lista dos clubes que vão disputar a referida competição.
As informações ainda na posse de O Golo GB, indicam que nenhum clube do país tem condições administrativas e financeiras para jogar a Liga dos Campeões, uma vez que não estão licenciados pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Eis a lista dos clubes confirmados para a Liga dos Clubes Campeões da CAF 2023/2024, cujo sorteio está marcado para terça-feira (25), às 12h, na sede da CAF, em Cairo (Egito).
Tirage au sort de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération CAF TotalEnergies ce mardi https://t.co/AcUUg9p8rX
— CAF Media (@CAF_Media) July 23, 2023
Importa referir que a Copa das Confederações da CAF será a primeira competição a ser sorteada.
Sabe-se ainda que para participar nas competições da CAF, os clubes têm que ter no mínimo cinco (5) funcionários pagos mensalmente e também contratos com jogadores, cujos salários têm que estar em dia. Também os atletas devem estar inscritos numa plataforma acessível pela Confederação Africana de Futebol.
O Golo GB contactou uma fonte próxima à direção do Futebol Clube de Canchungo, que confirmou a ausência dos campeões nacionais na Liga dos Campeões 2023/2024, lamentando ainda o ocorrido, apesar de revelar a enorme vontade dos Lobos de Babok de participar na maior prova dos clubes do continente berço.
“Confirmamos a nossa ausência na Liga dos Campeões Africanos. Fizemos diligências junto da CAF, mas já era tarde, porque o processo tinha que iniciar desde o início da época pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau e posteriormente pelo clube campeão nacional. Tínhamos uma enorme vontade de participar nesta competição”, revelou a fonte contactada pela redação de O Golo GB numa chamada via WhatsApp.
Recorde-se que a última participação de um clube guineense nas provas africanas, foi no ano 2018, na qual o Benfica de Bissau foi goleado no jogo da primeira mão em Marrocos, por 10-0 frente ao Difaa El Jadida e na segunda mão empataram a zero bolas.
©️ O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet