MARIAMA SAMBÚ ESTÁ FORA DA LIGA DOS CAMPEÕES AFRICANOS
“Sadio Mané” vai falhar esta primeira fase da Champions League da CAF por questões burocráticas e há acusações pelo meio
A internacional guineense Mariama Sambú, conhecida entre amigas e amigos por “Sadio Mané”, ficou fora da lista dos jogadores inscritos pelo Mogbwemo Queens FC para a qualificação para a Liga dos Campeões Femininos da CAF.
Em causa está, supostamente, a falta de envio do certificado internacional da jogadora por parte da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, que alegadamente, não respondeu correctamente ou atempadamente uma correspondência enviada por Mogbwemo Queens FC de Serra Leoa.
Segundo informações na posse da redação de O Golo GB, o Sporting Clube de Guiné-Bissau recebeu uma carta de pedido do certificado internacional da jogadora e a enviou para a Federação de Futebol da Guiné-Bissau, cujo processamento, exigido pela Confederação Africana de Futebol não chegou a tempo ao departamento da CAF.
A mesma fonte confidenciou ainda que tentaram contactar um alto funcionário da Federação de Futebol da Guiné-Bissau e este alegou o período das férias na instituição e a falta de energia elétrica na sede da FFGB, facto que impediu uma boa resposta institucional.
Ainda apurou a redação de O Golo GB que a jogadora está desapontada com a situação e ninguém do clube tem a coragem de lhe informar o que realmente aconteceu, por isso, o clube viajou com Mariama Sambú, mesmo que ela não possa fazer parte dos três jogos de qualificação.
Saliente-se que recentemente, o presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Caíto Teixeira, enfatizou numa conferência de imprensa a transferência da jogadora para o futebol da Serra Leoa, infelizmente, não é desta que Mariama Sambú terá a oportunidade de jogar na Liga dos Campeões do continente, por falta da inscrição na maior prova dos clubes africanos.
A VERSÃO DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU
O Golo GB contactou o departamento da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, para apurar o que realmente aconteceu no processo de transferência da jogadora, ex-leoa de Bissau, segundo informações da instituição que rege o futebol nacional, houve sim uma falha da parte do Sporting Clube de Guiné-Bissau.
“Problema de Sadio Mané, não tem nada a ver com sua inscrição na Champions League da CAF. O seu problema é na sua transferência do Sporting para o Mogbwemo Queens FC”, começou por esclarecer.
De acordo com a nossa fonte na FFGB, a jogadora viajou para Serra Leoa sem que seja feito o procedimento normal de uma transferência internacional, acrescentando que, só depois da chegada da Mariama Sambú ao solo serra-leonês é que se iniciou as diligências para oficializar sua mudança, já nas últimas horas para o fecho do mercado de transferências no futebol serra-leonês.
“Então, solicitaram o pedido de transferência e o aceitamos, através do sistema TMS, depois deste procedimento, faltava que seja solicitado o certificado de transferência internacional da Mariama Sambú, um documento exigido pela FIFA na plataforma TMS, o que infelizmente, não fizeram a tempo, ou seja, até ontem não o fizeram”, explicou.
O responsável federativo informou ainda que o sistema TMS funciona de acordo com as datas previamente introduzidas para comunicar à FIFA o período de início e do fim das inscrições em respectivos países, uma vez ultrapassando estas datas o sistema não permitirá novas inscrições, ou seja, o sistema fica bloqueado.
“O sistema TMS para as inscrições para a Liga dos Campeões já estava bloqueado ontem (06.08), porque já havia sido feita a reunião técnica e todos os clubes receberam as listas finais com as quais vão trabalhar durante esta primeira fase das competições no continente berço. Este é o problema de Sadio Mané. Foi uma falha do clube que não fez os procedimento no momento certo, eles é que conhecem melhor o mercado deles e as respetivas datas para efetuar as inscrições”, assinalou a nossa fonte na FFGB. para de seguida acrescentar que – “as nossas inscrições na Guiné-Bissau ainda estão abertas, ou melhor, nem começou, ainda podemos fazer transferências a qualquer hora”.
O departamento encarregado das transferências da FFGB informou ainda que só no início deste mês de Agosto, já efetuaram cerca de trinta transferências dos jogadores guineenses na Europa e alguns no país que estão a mudar de clubes, afirmando que todos os processos foram submetidos com sucesso.
“Até chamamos atenção ao Sporting, na altura da partida da atleta para Serra Leoa, no sentido de procederem com os procedimentos legais da transferência da Mariama Sambú, mas infelizmente, não acionaram o pedido do certificado internacional da jogadora”, concluiu.
Importa salientar que para a primeira jornada deste mini torneio de qualificação, o Mogbwemo Queens FC de Mariama Sambú, joga hoje, 07 de Agosto de 2023, quando forem às 19:00 contra a formação de AS Dakar Sacré Coeur, do Senegal, no Estádio SKD, em Libéria.
Já no dia 09 de Agosto de 2023, para a segunda jornada, o Mogbwemo Queens FC enfrenta as campeãs do Mali, AS Mande. E na terceira e última jornada da fase de qualificação da Zona A da União das Federações Oeste Africanas (UFOA) para a Liga dos Campeões Africanos Feminino, as campeãs da Serra Leoa desafiam as liberianas de Determine Girls FC, no próximo dia 12 de Agosto.
Ver esta publicação no Instagram
Refira-se que a treinadora principal do Mogbewemo Queens Football Club, Adama Suma, convocou 22 jogadoras para as eliminatórias zonais da Liga dos Campeões Feminina da CAF de 2023, a disputar na Libéria.
“A equipa chegou em segurança à Libéria na sexta-feira e iniciará a campanha contra o AS Dakar Sacre Couer, do Senegal, no Complexo Desportivo SKD, no domingo, 6 de Agosto de 2023”, lê-se numa nota divulgada nas redes sociais do clube a que a redação de O Golo GB teve acesso.
Sabe-se que Mariama Sambú tem ainda a possibilidade de jogar a Liga dos Campeões Africanos, em caso de qualificação das campeãs da Serra Leoa para a próxima fase da Champions League feminina da CAF, claro, com sua intenção regularizada junto da Confederação Africana de Futebol.
© O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet