GÂMBIA: EMBAIXADOR RECEBE ACADEMIA AMIZADE SÃO PAULO
Diplomata guineense aconselha os miúdos a seguirem seus sonhos no futebol, mas sempre acompanhado com os estudos
O Embaixador da Guiné-Bissau na República de Gâmbia, Luís Camará de Barros recebeu ontem (21.08), a Academia Amizade São Paulo, que se sagrou campeão do torneio “International Dahaba Soccer Academy”, que decorreu de 15 a 20 de Agosto de 2023, no solo gambiano.
Na ocasião, Luís Camará de Barros, enalteceu a importância da visita e aproveitou para aconselhar os miúdos aspirantes ao futebol profissional para conciliarem as suas práticas do desporto-rei sempre com à escola.
“Nós enquanto representantes do Estado da Guiné-Bissau, ficamos muito satisfeitos com a visita e orgulhosos desta inédita conquista do troféu. Apelo aos jovens heróis, para se dedicarem também nos estudos, porque, atrás de um grande futebolista está sempre um bom homem, é por isso que hoje em dia, como podemos assistir em outras paragens, sobretudo na Europa, que é o primeiro mundo em termos de futebol de alta competição, onde os grandes clubes preocupam-se mais em formar um bom homem do que um futebolista, porque atrás de um futebolista tens que ter um grande homem”, aconselhou.
Na visão do diplomata guineense, pode até formar um grande futebolista, mas quando é um homem muito fraco, tanto pela sua preparação académica, animicamente ou mentalmente, não se torna rentável até pela própria equipa.
“É por isso que nós, o nosso entendimento é o seguinte: futebol sim, mas antes de tudo tem que ser acompanhado com a preparação básica, que é frequentar a escola e tentar tirar boas notas. E se possível, as próprias academias devem priorizar aqueles alunos inscritos nas suas academias, mas que tiram boas notas na escola, e quando não tirarem boas notas que sintam penalizados, para depois se esforçarem para melhorar suas performances na escola, para assim perceberem que a sua presença na academia está condicionada a sucesso escolar”, observou.
O chefe da diplomacia guineense, no solo gambiano, apela às entidades competentes da Guiné-Bissau a apostarem no desporto escolar, porque, na sua visão, a partir da escola pode-se juntar o útil e agradável, ou seja, formar bons homens e mulheres e ao mesmo tempo formar talentos em diferentes modalidades desportivas.
Para finalizar, o Embaixador da República da Guiné-Bissau na República da Gâmbia deixou ainda uma mensagem motivadora e encorajadora à comitiva de jovens da Academia Amizade São Paulo, presentes na representação diplomática guineense na terra do Presidente Adama Barrow.
“Reitero as minhas felicitações, desejando que a academia continue a crescer mais e mais, saliento que estão no caminho certo e não esqueçam que atrás de um futebolista está um bom homem”.
Refira-se que Luís Camará de Barros, que confessa ser amante do desporto e do futebol, enalteceu os feitos das diferentes modalidades desportivas no país, desde luta, futebol, neste particular apontou as sucessivas presenças do país no Campeonato Africano das Nações, já pela quarta vez consecutiva.
A comitiva da Academia Amizade São Paulo chefiada por Carlos Djasse, igualmente coordenador da referida academia, que apresentou ao Embaixador guineense, Luís Camará de Barros, a Taça conquistada no torneio e falou dos objetivos da visita à representação diplomática da Guiné-Bissau em Gâmbia.
“Estamos aqui, com vista a apresentação do troféu, para o nosso Embaixador, porque ele é o nosso espelho no solo gambiano. Este mérito não tem significado apenas para a academia, mas também para a Guiné-Bissau em geral”, rematou Carlos Djasse.
Saliente- se que, a Academia Amizade São Paulo recebeu pelo título de campeão do torneio “International Dahaba Soccer Academy”, um certificado de reconhecimento, medalhas e uma Taça de Campeão.
De recordar que neste torneio internacional participaram quatro academias, nomeadamente Dahaba Soccer Academy e Arabic School (Gâmbia), Academia Amizade São Paulo (Guiné-Bissau) e Casa Foot (Senegal).
Dahaba Soccer Academy e Academia Amizade São Paulo foram finalistas do torneio “International Dahaba Soccer Academy”, final na qual a formação guineense saiu como vencedor, ao bater os anfitriões 1-2.
©️ Samba Djaló – Enviado especial da Rádio Educadora FM
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet