CARAVANA DESPORTIVA GUINEENSE ‘PRESA’ NO SENEGAL (FOTOS)
Academia Amizade São Paulo não gozou da norma de livre circulação de pessoas e bens nos espaços CEDEAO e UEMOA
A caravana desportiva da Academia Amizade São Paulo foi presa hoje, (24.08)), no seu regresso a Bissau, por agentes da polícia de trânsito do Senegal, em Ziguinchor.
Tudo aconteceu no regresso de Gâmbia para Bissau, onde a Academia Amizade São Paulo tinha participado num torneio de futebol, numa viagem com muitos constrangimentos e de muitas paragens no caminho, a situação que fez com que a caravana chegou já tarde ontem (23.08) à linha fronteiriça dos “gendarmerie” (nome dos guarda-fronteiras do Senegal), que não hesitaram em ordenar um “retourné” a caravana guineense.
Já de regresso ao território senegalês, deixando a linha fronteiriça em Mpack, pela força de ‘retourné’ (voltar para trás, numa tradução livre para o português), a comitiva foi albergada por um conterrâneo guineense, igualmente por familiar de um dos jogadores da Academia Amizade São Paulo, em Kanten, uma aldeia a 4 quilómetros de Ziguinchor, capital da região senegalesa de Casamansa.
Já na manhã de hoje, 24 de Agosto de 2023, a comitiva pronta para seguir a viagem para Bissau, ontem interrompida por retourné dos gendarmeries senegaleses, foi desta vez retida e até houve prisão em Djouki (Post de Camara) e conduzida a um outro posto de polícia chamado de”Police Yamatogne”.
De referir que, os agentes da polícia senegalesa tratarem de forma desumana a caravana de futebol da Guiné-Bissau, até impediram os elementos da Academia Amizade São Paulo de falar, aliás, até o jornalista ali presente que acompanhou a comitiva para fazer cobertura jornalística, com a sua peça de identificação ou crachá que o identifica como repórter, não podia gozar do seu direito liberdade de expressão.
O episódio mais insólito deste vergonhoso filme, é uma agressão física de um agente da polícia do Senegal a um dos jogadores da Academia Amizade São Paulo que estava bem equipado com as cores da academia, só por este ter dito “bõ purdanu dja”, em crioulo da Guiné-Bissau e numa tradução para português – (nos perdoem), depois o mesmo jogador foi preso por algumas horas no posto policial de de”Police Yamatogne”.
Apesar de estar com seu fardamento (camisola e calção da Academia Amizade São Paulo) e sua medalha de campeão, mas não impediu o agente policial senegalês de o agarrar na camisola, quase no pescoço para o arrastar para interior do posto da polícia, onde o jovem atleta ficou detido por algumas horas.
No feriado posto policial havia um senhor que falava crioulo da Guiné-Bissau e que até pediu calma aos miúdos que estavam preocupados com o colega detido, mas este agente disse aos atletas que tudo iria ser resolvido.
Passando o tempo de prisão do jogador guineense, o resto da comitiva esteve a aguardar o desfecho da situação, que alegadamente foi causada pela documentação da viatura que conduzia a caravana da Academia Amizade São Paulo de regresso ao solo pátrio de Amílcar Lopes Cabral.
Segundo os relatos do motorista do carro onde a Academia Amizade São Paulo viajava, ele apresentou todos os documentos solicitados pelos gendarmeries do Senegal, mesmo assim decidiram reter a viatura e a caravana, acrescentando que talvez os agentes senegaleses queriam apenas o dinheiro.
Saliente-se que na caravana da Academia Amizade São Paulo que viajou para a República da Gâmbia seguiam 27 elementos, mas no regresso estavam 26, porque um dos elementos teve que regressar antes do final do torneio “International Dahaba Soccer Academy”, por causa de uma emergência familiar em Bissau.
O Golo GB apurou que mediante o pagamento de seis mil (6000), francos CFA, cerca de 10 euros, é que a viatura foi liberada para seguir a viagem de regresso dos campeões do torneio International Dahaba Soccer Academy, que decorreu de 15 a 20 de Agosto de 2023 em Gâmbia.
A comitiva enfrentou toda essa situação, apesar da República da Guiné-Bissau e a República do Senegal pertencerem às mesmas comunidades sub-regionais, nomeadamente a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), sendo ambos os países subscritores a convenção de livre circulação de pessoas e bens, para não falar das convenções dos direitos humanos.
Pagos os seis mil francos CFA, finalmente, a Academia Amizade São Paulo (AASP) seguiu sua viagem e chegou à capital Bissau por volta das 14:00 horas, tempo de Bissau, com os 26 elementos sãos e salvos, apesar de tantos obstáculos enfrentados nos postos de controlo, sobretudo no território senegalês.
De recordar que, a Academia Amizade São Paulo (AASP) conquistou um inédito título de Campeão, no torneio denominado “International Dahaba Soccer Academy”, disputado de 15 a 20 na cidade de Yundum, no solo Gambiano.
©️ Samba Djaló – Enviado especial da Rádio Educadora FM
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet