CAN’2023: PASSAR A PRIMEIRA FASE É UM DOS OBJETIVOS DE DJURTUS – EMANUEL LOPES
O Diretor-geral dos Desportos Emanuel Pinto Lopes afirmou, esta quinta-feira (12.10), que o objetivo da seleção Nacional de futebol na fase final do Campeonato Africano das Nações a disputar-se na Costa de Marfim, é passar a primeira fase da prova continental.
“Praticar um bom futebol e passar a fase do grupo é um objetivo nesta quarta participação consecutiva, pelo que, o governo está a trabalhar para isso, afirmou o Diretor-geral, acrescentando que, desta vez, os pupilos de mister Baciro Candé, vão estagiar e fazer, no mínimo, três jogos amistoso antes do início da competição.
Emanuel Pinto Lopes reagia assim ao sorteio realizado, em Abidjan, Capital Marfinense, no qual a Guiné-Bissau ficou inserida no grupo A com a anfitriã Costa de Marfim, Nigéria e a Guiné Equatorial.
Em relação ao grupo Pinto Lopes apesar de reconhecer o poderio da seleção Marfinense e da Nigéria, disse estar otimista, contudo, alertou sobre as qualidades da turma da Guiné Equatorial.
“Acho que uma vitória e um empate podem nos apurar. Temos uma seleção da Guiné Equatorial que também está a crescer igual a nossa. Temos a seleção da Costa de Marfim que apesar de ser anfitriã acho que poderemos disputar os pontos, ao passo que a Nigéria é uma seleção em transição, com a qual podemos também decidir em pormenor a partida”.
Sorte ou não, o jogo inaugural da maior prova continental, agendado para o dia 13 de Janeiro de 2024, pelas 20 horas local, terá frente a frente os Djurtus contra a seleção organizadora, Costa de Marfim.
© Bubacar Bari