“PASSAGEM DA GUINÉ-BISSAU DEPENDE DE BACIRO CANDÉ”
O ex-treinador de Gabú na última época 22/23, Calilo Mané, disse que a qualificação do país para os oitavos de final do CAN’2023, dependerá exclusivamente de uma boa escolha do selecionador nacional Baciro Candé.
Convidado para analisar o sorteio da fase final do Campeonato Africano das Nações, onde a Guiné-Bissau figurou no Grupo A, sustenta que o país está num grupo muito complicado, acrescentando que não preferia os Djurtus neste grupo.
“Estamos num grupo muito complicado e difícil, se me perguntaram se eu preferia este grupo, eu vou te dizer que não, porque estamos junto com o país organizador, apesar que nos últimos tempos o Côte D’Ivoire não é aquela seleção que tínhamos habituado, a seleção da Nigéria não é um hóspede, já a ganhamos, também nos derrotou na fase de grupos da qualificação para o CAN’2023, por outro lado, devemos tomar muita atenção com a seleção da Guiné-Equatorial, fez bom CAN’2021, em Camarões, onde passou a primeira fase do grupo do Campeonato Africano das Nações e foi eliminada nos quartos de final pela seleção do Senegal, que acabou por conquistar a Copa Africana das Nações de 2021, e esta seleção está a crescer muito bem no panorama de futebol africano, por isso, devemos levar em conta essa seleção”.
Mané sublinhou ainda que neste momento a Guiné-Bissau está a ter grandes jogadores, que em outras ocasiões jogaram nas seleções de formação de Portugal, como Carlos Mané, Celton Biai, Ronaldo Camará e outros que ainda podem fazer parte da seleção da Guiné-Bissau.
Calilo reiterou ainda que a Guiné-Bissau está num grupo muito complicado, mas, na sua visão, desta vez é obrigatório o país se qualificar para os oitavos de final do Campeonato Africano das Nações – CAN Costa de Marfim 2023.
“Desta vez é obrigatória a passagem da Guiné-Bissau para a outra fase do CAN, se olharmos as seleções da Gâmbia e de Ilhas Comores, que nas suas primeiras participações na Copa Africana, ultrapassaram a fase de grupos, por que é que isso não pode acontecer com a Guiné-Bissau”, interrogou, para de seguida sublinhar que “nesta quarta participação dos Djurtus, no momento que estamos a ter bons jogadores que já abdicaram de pensar em jogar na seleção de Portugal e outras seleções e aceitaram jogar pelo país, é obrigatória a Guiné-Bissau qualificar para a fase seguinte do Campeonato Africano das Nações, o que não aconteceu nas três últimas participações nas copas de Gabão, Egito e Camarões”.
Por outro lado, Calilo Mané, pediu o esforço do Estado da Guiné-Bissau em continuar a apoiar a Seleção Nacional de futebol.
“O Estado da Guiné-Bissau até pode criar todas as condições necessárias para uma boa participação dos Djurtus no CAN e para passar para os oitavos de final, mas para que isso se torne realidade, dependerá exclusivamente de uma boa escolha final do selecionador nacional Baciro Candé. Eu reconheço o trabalho que ele está a fazer, mas na minha visão, não podemos pensar que os jogadores que já participaram em três edições consecutivas do CAN serão novamente convocados, pensam que vão estar ao mesmo nível nesta edição, por isso, é preciso o selecionador fazer uma boa escolha dos jogadores que estão na altura para esta competição, caso contrário não vamos atingir a meta que todos os guineenses querem no CAN do próximo ano”.
Mané diz ainda que a Seleção Nacional apresentou dois rostos, um da fase de qualificação para o CAN e a outra na fase final da maior competição de futebol africano.
“Posso garantir-vos uma coisa, a seleção da Guiné-Bissau gosta de apresentar duas caras distintas, uma na fase de qualificação e outra na fase final do CAN, uma situação que é de se preocupar, porque na fase do apuramento sempre fizemos boas qualificações, mas na fase final, apresentamos uma outra face, em que sempre temos má apresentação, sei que as duas fases são diferentes, mas a responsabilidade total é do selecionador nacional, no sentido de mudar esta situação, porque desta vez o país é obrigado a qualificar-se para a fase seguinte, tendo em conta que já acumulamos várias experiências em três últimas participações no CAN”.
De recordar que a Seleção Nacional de futebol da Guiné-Bissau (Djurtus), figura no Grupo A da fase final do CAN’2023, juntamente com o país anfitrião Costa de Marfim, Nigéria, e Guiné-Equatorial.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
© O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet