MUNDIAL’2026 (Q): DJURTUS NA DUPLA JORNADA SEM COBERTURA JORNALÍSTICA
A Seleção Nacional de futebol da Guiné-Bissau viajou para Marrocos desde 13 de Novembro, sem a imprensa desportiva, para cobertura da dupla jornada de qualificação para o Mundial de 2026, frente as seleções de Burkina Faso, no dia (17.11), em Marrakech e diante do Djibuti, agendada para 20 deste mês, no Egito.
Segundo informações apuradas pela redação de O Golo GB, a ausência da imprensa desportiva para a cobertura da dupla jornada do Grupo A de qualificação para o Mundial 2026, é devido ao excesso de pessoas que compõem a caravana dos Djurtus para este compromisso.
Refira-se que a lista enviada para o tesouro público da Guiné-Bissau é composta de 45 elementos, incluindo jogadores, membros da FFGB e do Ministério da Juventude, Cultura e dos Desportos e dos jornalistas, mas o pessoal do tesouro guineense pediu para ajustarem ou fazerem corte de alguns nomes.
Por este motivo, foram cortados alguns dos 45 nomes enviados ao tesouro público, e a imprensa desportiva não escapou e acabou por ser a maior vítima como sempre, no momento de cortes dos nomes, por isso, não haverá, mais uma vez a cobertura da imprensa desportiva guineense nestas duas importantes partidas, cuja situação já está a ser frequente com a imprensa desportiva nacional, que há tempo tem estado a ficar de fora da cobertura dos jogos dos Djurtus fora de casa.
Saliente-se que num encontro do novo Diretor-geral dos Desportos, Emanuel Pinto Lopes com a imprensa desportiva, para falar sobre as estratégias para a divulgação e mediatização dos eventos desportivos da Guiné-Bissau, foram levantadas várias questões ligadas à imprensa desportiva, principalmente as sucessivas ausências dos jornalistas nas coberturas de jogos internacionais da Guiné-Bissau, fora da casa.
Lembre-se que na altura o diretor-geral prometeu que vai reunir com a sua Ministra para analisarem o assunto, para que em todos os jogos da Seleção Nacional haja uma cobertura integral da imprensa desportiva.
Segundo a nossa fonte, foram enviados 45 nomes dos elementos que iam compor esta caravana desportiva dos Djurtus, entre eles figuravam 4 órgãos de comunicação social entre órgãos estatais e privados, mas devido ao pedido do tesouro nacional do Ministério das Finanças para reduzir os elementos na caravana, foram cortados todos os órgãos de comunicação social que deviam fazer parte desta comitiva.
Corte da imprensa desportiva na viagem da Seleção Nacional a Marrocos e Egito, reduziu o número de pessoas na comitiva para 41.
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet