SANA DJAU ACUSA FFGB DE MÁ GESTÃO E PERSEGUIÇÃO A DIRIGENTES DE CLUBES
Antigo líder da comissão de gestão do Binar FC, Sana Djau, acusa a direção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau e o seu presidente Caíto Teixeira de má gestão de fundos desta instituição federativa.
Além da má gestão de fundo da FFGB doados em maior parte pela FIFA, Sana Djau, acusou Caíto Teixeira de perseguição aos dirigentes críticos ao seu mandato, para de seguida acusar Caíto Teixeira de estar a criar instabilidade nos clubes para colocar os presidentes de sua conveniência com objetivo de obter benefícios eleitorais.
Refira-se que Sana Djau fez essas acusações numa entrevista à imprensa desportiva em Binar, após a assembleia-geral que elegeu Saliu Soares Cassamá como o novo presidente do Binar Futebol Clube.
“Fiquei muito feliz por terminar o meu período de dois meses como presidente do comité de gestão do Binar FC, posso dizer que não existem duas direções no Binar FC, a única direção legal da nossa equipa é esta que saiu hoje nesta eleição”.
Djau acusou novamente Caíto Teixeira de interferir nos assuntos internos do Binar FC e noutros clubes, para tirar proveitos nas futuras eleições marcadas para o mês de Setembro de 2024.
“Caíto Teixeira é o responsável número um em criar problema na nossa equipa, porque foi ele que pediu Assan Fal para realizar uma assembleia-geral eletiva para se eleger sem cumprir com o nosso estatuto, porque ele (Caíto) vai reconhecer a eleição dele (Assan Fal), e já reconheceu uma eleição ilegal”.
Por outro lado, Sana Djau disse que Caíto está a fazer uma má gestão de fundos da FFGB, sustentando que o dinheiro já gasto pela direção de Caíto, já superou o gasto no reinado de Manelinho à frente da FFGB.
“Estamos a assistir uma destruição e desorganização total no nosso futebol com a liderança de Caíto, que já está a ser pior do que o mandato de Manelinho, e com gastos exorbitantes de vários bilhões de FCFA. Se vermos o orçamento do ano passado, gastaram mais de 3 bilhões de FCFA. Como é que é possível ter um orçamento de 2024, com valor inferior, onde têm uma previsão de gasto de mais de 2 bilhões de FCFA”, revelou.
Indignado com a situação, Sana Djau questiona – “onde está os reajustes que fizeram para o próximo ano, isso significa que estes valores não correspondem à verdade, e acima de tudo o presidente passa a receber 5 milhões de FCFA por mês, totalizando 60 milhões de FCFA por ano e os clubes continuam pobres e sem infraestruturas”.
Saliente-se que Saná Djau considera de triste e lamentável essa situação que diz estar a acontecer na Federação de Futebol da Guiné-Bissau com a liderança de Caíto.
“Anteriormente Caíto Teixeira reclamava juntamente connosco, que o antigo presidente da FFGB, Manelinho e os seus membros não podiam receber 150.000 FCFA em cada reunião como senha, mas agora em cada reunião do comité executivo os membros recebem 400.000 mil como a senha da reunião, isso é muito lamentável no futebol, como é da Guiné-Bissau”.
“Posso vos dizer uma coisa, foi aprovado num dos congresso para comprar 3 carros para a FFGB, um para o presidente, outro para o vice–presidente, neste caso Tinex e uma viatura para a secretaria-geral Virgínia Mendes de Cruz, mas o carro de marca Mitsubishi L200 duplo cabine, neste momento se encontra em Canchungo a mais de um ano nas mãos do responsável das obras de requalificação do Campo Saco Vaz de Canchungo. A única coisa que eu posso vos dizer sobre isso é que o carro foi alugado, e um carro alugado no interior do país no mínimo, por dia, vale 70.000 francos CFA”.
Ainda sobre a viatura da FFGB, Sana Djau questionou Caíto Teixeira, o porquê de não colocar o seu carro particular ao serviço do responsável das obras de requalificação do Campo Saco Vaz de Canchungo, e “pegou no carro da instituição com logotipo para entregar a este responsável, sabendo que a FIFA é a responsável da execução das obras de requalificação do Estádio Saco Vaz, e já pagou à empresa executora da obra todos os encargos.
Recorde-se que nos últimos tempos tem vindo a multiplicar-se às ondas de críticas contra as atuações da atual direção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, sobretudo, no que tange às alegadas interferências de Caíto Teixeira nos assuntos internos de alguns clubes nacionais.
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇
@ogologbnet