CAN’2023: BACIRO CANDÉ DIVULGA NA PRÓXIMA SEMANA OS ELEITOS PARA A FASE FINAL DA PROVA
As 24 equipas participantes na Taça das Nações Africanas (TotalEnergies’2023), apresentaram uma lista provisória de 55 jogadores, de acordo com o prazo de 14 de dezembro de 2023.
A grande novidade para esta edição, é que os selecionadores poderão convocar 27 jogadores (em vez dos 23 jogadores das edições anteriores).
No entanto, dos quais apenas 23 poderão ser selecionados para cada partida do torneio.
A inclusão de quatro jogadores adicionais na lista final, é apenas uma opção e não uma obrigação.
As listas finais deverão ser apresentadas até 3 de janeiro, ou seja, 10 dias antes do início da competição. E, em caso de lesão contraída, 24 horas antes do primeiro jogo da equipa, o jogador lesionado poderá ser substituído, mediante apresentação do atestado médico e após validação pela Comissão Médica da CAF.
Entretanto, sabe-se que o selecionador nacional, Baciro Candé, vai divulgar, na próxima semana, a lista dos jogadores selecionados para a fase final da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações, a disputar na Costa de Marfim, de 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024.
Tal como aconteceu no CAN 2017, Guiné-Bissau irá jogar a partida inaugural do CAN 2023, frente ao país anfitrião, Costa do Marfim, no dia 13 de janeiro de 2024, no Estádio Alassane Ouattara, em Abidjan, um palco com capacidade de 60 mil espetadores.
Além da primeira vitória na fase final da competição, o objetivo desta quarta participação consecutiva é passar, pela primeira vez, a fase de grupos.
No entanto, há menos de trinta dias para o jogo inaugural pouco se sabe sobre os preparativos, tanto da parte do governo, como também da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.
Vale recordar que os “Djurtus” estão inseridos no Grupo A, com a seleção anfitriã Costa de Marfim, Nigéria e Guiné-Equatorial.
© Bubacar Bari