DJURTUS: ANGÚSTIA ASSOLA UMA PARTE DA EQUIPA TÉCNICA
A primeira noite de estágio da Seleção Nacional de futebol, Djurtus, a caminho de Costa do Marfim, para participar na trigésimo quarta edição do Campeonato Africano das Nações, foi de insônia por alguns membros da equipa técnica, que viram os seus prémios de qualificação e de participação no CAN reduzidos, segundo dizem, “injustamente”.
Informações dão conta ainda que os jogadores que participaram na fase de qualificação vão receber cada 15 mil euros, aproximadamente 10 milhões de francos CFA e 10 mil euros como prémio de participação para os selecionados para CAN, equivalente à 6 milhões e quinhentos mil francos CFA, igualmente, o selecionador nacional receberá os dois valores, que totalizam 25 mil euros, mais de dezasseis milhões de francos CFA.
Enquanto isso, os restantes membros da equipa técnica receberão cada 13 mil euros, (qualificação e participação), aproximadamente 8 milhões e meio, informação que para muitos é um balde de água fria, que motivou momentos de angústia e noites de insônia, por considerarem o valor muito baixo, ou seja, com uma diferença pensada injustamente.
Uma fonte revelou ao portal O Golo GB, que alguns elementos da equipa técnica não têm contratos formais com o Estado guineense e não recebem salários, diferentemente do selecionador nacional que tem um vínculo contratual e recebe os seus ordenados que rondam mais de três milhões por mês.
De referir que a Seleção Nacional de futebol, Djurtus, qualificada pela quarta vez consecutiva para a fase final do Campeonato Africano das Nações, vai para Costa do Marfim, na competição que inicia na segunda semana de Janeiro, com a grande missão de passar a fase de grupos, cuja ‘desmotivação’ dos técnicos pode afetar o objetivo traçado.
Recorde-se que os Djurtus, à semelhança de 2017, abrem a competição no dia 13 de Janeiro de 2024, frente ao anfitrião [Costa do Marfim], quando forem 20h, tempo de Bissau.
Dado como favorito por alguns comentadores e conhecedores do futebol africano, a selecção nacional precisa de participar nesta 34ª edição do CAN, com uma ‘motivação’, como elemento chave, já que a qualidade não falta na turma nacional.
© O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾