MELHORES DA 1ª EDIÇÃO DO TORNEIO DE NATAL 2023
Terminou no passado dia 23 de Dezembro de 2023, no Complexo Desportivo Demba Sanó, a primeira edição do Torneio Inter-Academias denominado “Torneio de Natal 2023”.
Refira-se que este evento desportivo juntou mais de 2 mil miúdos de 24 academias que competiram nas categorias de Sub’13 e Sub’15, durante os meses de Novembro e Dezembro, cuja prova contou com vários jogos disputados no Complexo Desportivo Demba Sanó, do empresário guineense Catió Baldé.
Com a realização de duas finais, a Academia Sidney Nhós conquistou o título de campeão na categoria de Sub’13, e a Academia Nova Estrela de Safim sagrou-se campeã na camada dos Sub’15.
Saliente-se que no ato da entrega de troféus para os vendedores e a todos os atletas das academias finalistas, que receberam as suas respetivas medalhas do primeiro e segundo lugar, respetivamente.
De referir que a comissão organizadora desta primeira edição do Torneio de Natal 2023, atribuiu também premiações individuais aos jogadores que mais se destacaram nos Sub’13 e Sub’15.
OS DISTINGUIDOS NOS SUB’13
Começamos esta nossa abordagem pela premiação do melhor guarda-redes do Torneio de Natal 2023, cujo troféu foi atribuído ao guardião Vladimir Guilherme da Academia Sidney Nhós, uma promessa que está a emergir no futebol nacional.
Quanto às suas características, Vladimir Guilherme é um guardião muito flexível entre os postes, sabe jogar muitíssimo bem com os pés e tem uma reflexão entre os postes apesar de ser baixinho, mas tem uma perspectiva de crescer ainda em termos da altura, é um menino que pode ser o futuro grande guardião na baliza dos Djurtus, um guardião que comunica permanentemente com a sua linha defensiva em termos de posicionamentos.
Já na mesma categoria a comissão organizadora elegeu o miúdo Geovane da Escola de Futebol de Naba como o melhor jogador do torneio nos Sub’13.
O miúdo Geovane é um lateral esquerdo que tem uma margem de progressão brilhante para ser seguido com muita atenção, e pode ser o futuro dono da posição de lateral esquerdo da turma nacional, este miúdo é muito corajoso em sair com a bola de trás para frente, de pé para pé, ataca muito bem e sabe defender e proteger a sua baliza, tem uma capacidade de circular a bola com muita perfeição.
É um lateral muito possante e sabe driblar, faz bons cruzamentos de linha de fundo para os seus colegas da equipa, este miúdo, em todos os jogos realizados pela sua equipa deixou boas impressões tecnicamente e taticamente dentro do retângulo do jogo.
Por último, o extremo da Academia Sidney Nhós, Mussa Baldé recebeu o troféu do melhor marcador do torneio com 11 golos marcados, ao longo deste torneio, o miúdo Mussa Baldé é um miúdo muito possante acompanhado com as fantásticas arrancadas e sabe driblar facilmente os seus adversários, e é um finalizador nato.
OS DISTINGUIDOS NOS SUB’15
Aqui vamos iniciar com a distinção do melhor jogador do torneio nos Sub’15, o miúdo Flávio (Clé), que foi considerado pela comissão organizadora como o melhor jogador do torneio nesta categoria. Clé pertence a Escola de Futebol Academia Juzepe, no seu pólo de Cacheu, o médio Clé como é mais conhecido, é um menino com uma boa e enorme margem de progressão para o futuro.
Este miúdo tem uma fantástica visão e leitura de jogo através das construções das jogadas perfeitas e passes corretos em franquear a bola em todo o retângulo do jogo, e costuma fazer grandes desarmes, ou seja, bloqueios da saída dos seus adversários e é um verdadeiro tampão do meio campo. Também, sabe posicionar taticamente dentro de quatro linhas e desenvolver tecnicamente as jogadas, e neste torneio conquistou o público com as suas qualidades futebolísticas.
De seguida, a comissão elegeu o guarda-redes Sana Seide da Academia Nova Estrela de Safim como o melhor guardião do torneio nesta categoria, Sana é um miúdo com uma bom porte físico, com um enorme potencial entre os postes, e tem uma reflexão perfeita em sair entre os seus os postes e muito bom nas bolas áreas. É um autêntico “punhos de ferro” segura a bola sempre de uma só vez, e é muito flexível e se continuar assim e com bom seguimento será sem dúvidas uma promessa e quiçá o futuro guardião dos Djurtus.
Por último, o miúdo Joãozinho Nanque (Kaka) da Academia José Carlos Schwarz de Bôr, foi o melhor marcador do torneio com 6 golos marcados, este menino é um goleador nato, ou seja, um ponto de lança com faro de fazer golos.
A comissão organizadora atribuiu ainda a cada um dos miúdos distinguidos uma bola de futebol.
©️ O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet