QUEM FOI ROMÃO DOS SANTOS
Malogrado participou ao lado do Mister Baciro Candé nas duas primeiras qualificações dos Djurtus às fases finais do CAN
O falecido selecionador de futebol feminino da Guiné-Bissau, Romão António dos Santos, nasceu em Bula, a 24 de Agosto de 1967, e faleceu na passada quinta- feira (14.03), com 56 anos de idade, de uma morte súbita, depois de um mal estar, após ter assistido o jogo entre Benfica e Bafatá, no Estádio Lino Correia, em Bissau.
Depois desse mal estar, foi conduzido ao Hospital Nacional Simão Mendes, onde acabou por não resistir e faleceu no princípio da noite de quinta-feira.
Romão dos Santos é um filho muito querido na cidade natalícia, Bula, no norte da Guiné-Bissau, região de Cacheu.
ENQUANTO JOGADOR DE FUTEBOL
Romão dos Santos começou a sua carreira futebolística nas provas nacionais, ao serviço da formação de sua terra natal. Estreando-se na equipa principal do Nuno Tristão Futebol Clube de Bula, onde mais tarde viria a ser capitão.
Entre 1985 a 1988, Romão dos Santos venceu o prémio de melhor jogador guineense a atuar nas provas nacionais por três ocasiões. E na época 1987/1988 mudou-se para o Sport Bissau e Benfica.
Na época seguinte, ou seja, 1988/89 transferiu-se para o futebol português, concretamente, para representar a equipa do Amarante FC, onde permaneceu até 1992, isto é, por quatro épocas.
De 1992/1996, mudou-se para o Lusitano de Évora, e ainda em Portugal passou pelo Atlético de Reguengos na época 97/98.
Refira-se que Romão dos Santos foi internacional pela Guiné-Bissau, antes de terminar a sua carreira no clube de Ourique de Portugal em 1998/1999.
CARREIRA COMO TREINADOR
Segundo as informações apuradas pela redação de O Golo GB, Romão dos Santos foi selecionador da Guiné-Bissau nos torneios da CPLP e PALOP entre 2000 a 2003.
Em 2004/2005 foi auxiliar de Pedro Dias no Sport Benfica e Bissau.
Já na temporada 2005/2006 treinou o Sporting Clube de Guiné-Bissau, e nas épocas seguintes 2006/2007 e 2007/2008, comandou o clube da sua terra natal, neste caso, o Nuno Tristão Futebol Clube de Bula.
Dos Santos foi adjunto do Selecionador Nacional de futebol (Djurtus), na equipa técnica então liderada pelo treinador português, Luís Norton de Matos, entre 2010 a 2012.
Em 2014/2015 comandou as águias da capital, tendo feito a dobradinha por ter ganho a Guines-Liga e a Taça de Guiné pelo Sport Bissau e Benfica.
Saliente-se que em 2016, Romão dos Santos foi novamente escolhido pelo agora ex-selecionador nacional Baciro Candé para desempenhar as funções do seu adjunto nos Djurtus, fazendo uma dupla histórica no futebol guineense.
Juntamente com Baciro Candé, Romão dos Santos deixou o seu legado, tendo escrito o seu nome com letras douradas no panorama do futebol nacional, ao fazer parte da equipa técnica que conseguiu a primeira qualificação de sempre da Guiné-Bissau para uma fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN – Gabão 2017).
Recorde-se que Romão dos Santos participou ainda, enquanto selecionador adjunto, na segunda qualificação consecutiva do país ao CAN Egito’2019, do qual viria a abandonar o cargo depois da prova.
Com a liderança de Caíto Teixeira na presidência da FFGB, Romão dos Santos foi nomeado como selecionador nacional de futebol feminino da Guiné-Bissau, cargo que desempenhou até à data da sua morte repentina.
©️ O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet