CAÍTO QUER ANTECIPAR ELEIÇÃO SOB PATROCÍNIO DA LIGA DE CLUBES
Líder da FFGB, quer antecipar a data da realização do congresso electivo para o mês de Junho
O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto), quer antecipar a realização da eleição na federação de futebol para o mês de Junho de 2024.
O pleito eleitoral no organismo que rege o desporto-rei da Guiné-Bissau estava previsto para o dia 7 de Setembro de 2024.
Para a materialização deste plano de antecipação, Caíto Teixeira conta com o apoio, como sempre, da Liga de Clubes de Futebol da Guiné-Bissau, liderada por Dembo Sissé, este último que é também um dos membros do Comité Executivo da FFGB.
Segundo as informações na posse da redação de O Golo GB, a Liga de Clubes através do seu presidente, Dembo Sissé e o seu vice-presidente António da Rocha (Mancanha), como é habitual, estão a apoiar essa ideia de Caíto Teixeira.
Saliente-se que as informações indicam ainda que já estão a movimentar uma lista junto de alguns presidentes de clubes nacionais para os efeitos de subscrição, para efetivar a ideia de antecipar o congresso e a tentativa de reeleição de Caíto Teixeira na presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.
Uma fonte informou à redação de O Golo GB que o presidente da FFGB pretende ainda convocar uma assembleia extraordinária para o mês de Abril, com a finalidade de alterar a data da eleição para o mês de Junho e aprovar novos clubes que vão disputar a Liga Regional para serem membros filiais da federação de futebol e com plenos direitos e regalias para votar no congresso.
Refira-se que na semana passada, Caíto Teixeira conferiu posse a vários presidentes de ligas regionais que vão cuidar da realização dos Campeonatos Regionais da época 23/24, equivalente ao terceiro escalão de futebol nacional, com o intuito destes novos clubes lhe apoiarem na sua eventual reeleição no próximo embate eleitoral na FFGB.
Sobre o mesmo escalão, Caíto Teixeira já fez a promessa, de que desta vez, haverá subidas de divisão, facto que não aconteceu no primeiro ano da competição, na altura com a designação de Liga Provincial, prova que acabou por não ser realizada na passada temporada.
Importa recordar que, num congresso realizado em Bissau no ano passado, os membros escolheram o dia 7 de Setembro de 2024, como a data para a realização das eleições na Federação de Futebol da Guiné-Bissau, no qual também foram empossados os respectivos membros da comissão eleitoral.
Ainda de acordo com as informações apuradas pela redação de O Golo GB, a eleição pode ser antecipada para o mês de Junho sob proposta de Caíto Teixeira, com apoio do presidente da Liga de Clubes de Futebol da Guiné-Bissau, Dembo Sissé, que igualmente é membro do Comité Executivo da FFGB liderado por Caíto Teixeira.
Como O Golo GB tem avançado na sua edição de ontem, o líder máximo da atual direção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, está sob alçada judicial por alegada má gestão dos fundos na entidade que rege o desporto-rei nacional.
Recentemente, líder de um dos clubes da Guines-Liga, cuja polémica eleição ao cargo do presidente deste clube foi alegadamente patrocinada por Caíto Teixeira, confirmou este fato num comentário à uma notícia publicada na página do Facebook de O Golo GB, onde afirmou que Caíto Teixeira é o melhor presidente da FFGB.
“Presidente Caíto, você é melhor. Você vai às eleições antes de Setembro e vamos voltá-lo com uma esmagadora maioria”, escreveu em crioulo da Guiné-Bissau o referido presidente na publicação do portal desportivo O Golo GB na rede social Facebook.
©️ O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet