CRÓNICA: JORNADA 17 DA GUINES-LIGA 23/24
Nesta rubrica trazemos em resumo as incidências de cada jornada, assim como alterações na tabela classificativa da I Liga
A luta pelo título de Campeão Nacional da Primeira Liga guineense de futebol continua ao rubro, com gigantes numa missão de soma e segue, como aconteceu nos jogos da 17ª jornada, disputada no último fim de semana.
De jornada a jornada acontecem surpresas, também, acontecem tombos de alguns dos principais candidatos ao título, com exceção do Sport Bissau e Benfica que, até aqui, não regista nenhuma derrota nesta época.
Águias de Bissau venceram os Leões da mesma cidade, por 1-0, no último sábado (06.04) e agigantam-se isoladamente na liderança da tabela classificativa.
Partida entre estes clubes rivais da capital Bissau, era a mais escaldante da jornada dada ao próprio estatuto das duas equipas. Os donos da casa, foram felizes com um único golo de Rachid Banora, na conversão de penálti assinalado por ‘mão na bola’ do defensor do Sporting, aos 54 minutos.
Do resto, a luta pelo título está cada vez mais complicada pelos Leões da capital que já ficaram há 14 pontos de distância do líder Benfica, e a 13 jornadas do fim do campeonato.
No norte do país, o Campeão Nacional, FC Canchungo, também continua na perseguição ao líder Benfica, venceu por margem mínima, de 1-0, na receção ao Binar Futebol Clube. Único tanto dos homens comandados por João Dembi “Mister Casaco”, foi apontado, aos 50 minutos, por Mamadu Sane, vulgarmente conhecido por Mama.
O Canchungo está numa direção reta em termos da luta pelo título, até porque nesta segunda volta, vai receber a visita das Águias no Campo Mamadu Bobo Djaló. Mantiveram os três pontos de diferença entre eles, são 38 para os Lobos de Babok, contra 41 do Benfica.
Porém, a jornada 17 trouxe um registo de goleada e troca de posições no pódio. A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), saltou para a terceira posição, ao golear, no domingo, o moralizado Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, por 4-1.
Erikson da Silva, aos 2’, Ismael da Silva, aos 15’, Obed Rodrigues, aos 39’ e Desiré Mendes, aos 69’, fizeram gostos aos pés para os donos da casa. O tento de honra dos visitantes foi apontado por Botche Candé, aos 90+3’.
Eis os resultados da 17ª jornada da Guinés-Liga 23/24:
🗓️ Sexta-feira 05 de Abril de 2024
📍FC Cuntum 2-1 F. Pefine
🗓️ Sábado 06 de Abril de 2024
📍FC Canchungo 1-0 Binar FC
📍FC Pelundo 3-1 CFB Mansôa
📍Benfica 1-0 Sporting CGB
📍NTFC Bula 0-1 FC Sonaco
📍TF São Domingos 1-1 Arados de Nhacra
🗓️Domingo 07 de Abril de 2024
📍SC Portos de Bissau 2-0 SC Bafatá
📍UDIB 4-1 CDR Gabú
Em relação à tabela classificativa, o Benfica continua na liderança isolada da prova, com 41 pontos, mais três pontos do Canchungo, segundo classificado, com 38 pontos. A Guines-Liga está a assistir uma luta contínua entre aves e animais selvagens.
Nas restantes posições, a UDIB, com menos de 11 pontos do líder, segue-se no terceiro lugar do pódio, com 30 pontos, e mais um ponto do Gabú, que ocupa a quarta posição, com 29 pontos. O top cinco da tabela é completado pelo Sporting, com 27 pontos, na quinta posição.
Quanto à zona vermelha, parece haver menos tranquilidade das equipas, basta ver para os resultados e posições. Ainda é muito cedo para prever quem fica ou quem escapa da descida tendo em conta as jornadas restantes para se disputarem. Mas é necessário destacar que o Flamengo do Pefine está cada vez mais fixo no último lugar, já levou tempo sem vencer um jogo no campeonato, nove derrotas (uma delas na secretaria), nos 17 jogos. Equipa comandada por Mamadu Indjai “Effenberg” está tendo a companhia do histórico FC Balantas de Mansoa, uma equipa também com crise dos resultados positivos, registrou dez derrotas nos 17 jogos disputados.
Compreenda as situações das cinco últimas equipas em luta para a saída da zona vermelha: 12°- Binar (16); 13°- S. Domingos (16); 14°- SC. Bafatá (14); 15°- Mansôa (13) e 16°- Pefine com 10 pontos.
© Balantó Danfa