“ELVIS CUP”: ACADEMIA NOVA ESTRELA DE SAFIM É A GRANDE VENCEDORA DO TORNEIO
A Academia Nova Estrela de Safim, região de Biombo, venceu, por duas bolas a uma, a sua congénere de Academia Lúcio Gomes, no jogo de final da terceira edição do torneio de Futebol Sub’14 “Elvis Cup”.
Apesar de ligeiro domínio da turma da Nova Estrela de Safim, foi a equipa da Academia Lúcio Gomes que criou a primeira oportunidade clara de golo, através do seu número 9.
No entanto, para complicar ainda mais, nos minutos finais do primeiro tempo, ou seja, aos 26 minutos, a infelicidade bateu a turma vestida de laranja, onde Beto Domingos, na tentativa de cortar o esférico colocou-o dentro da sua baliza, dando assim a vantagem para Academia Lúcio, no primeiro tempo do jogo.
No reatar do jogo, Nova Estrela de Safim beneficiou de uma grande penalidade. Sabino Crufa, no minuto 15, chamado a converter, não tremeu e fez o golo de empate que relançou a ambição das duas equipas para erguer o troféu, mas a tarde estava reservada para a remontada.
Uma classe apurada, associada a uma inteligência de craque, foi o que Abel Basan, de apenas 11 anos de idade, presenteou aos amantes de futebol presentes no campo pelado Nelson. Um golo para ver e rever que ditou a remontada da final do torneio.
Além de homenagem a diferentes personalidades e instituições, a terceira edição do torneio de futebol “Elvis Cup”, foi marcada com entrega de medalhas e taça a equipa campeã e troféus aos miúdos que mais se destacaram durante a prova.
Já no capítulo das reações, o presidente da comissão organizadora, Idjé da Costa, para além de considerar o torneio positivo, lamentou o que considera de falta de acompanhamento do governo através do Ministério dos Desportos, como também da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.
Da Costa lembrou que a iniciativa visa descobrir e potenciar a qualidade dos miúdos.
O também jornalista desportivo, afirmou que o objetivo a curto prazo é descentralizar o torneio, permitindo assim, que os miúdos das outras regiões demonstrarem as qualidades e potencialidades no futebol.
Vale salientar que, Inicialmente, o torneio contou com a participação de 24 equipas dentre as quais duas das regiões de Cacheu e Biombo.
Ver esta publicação no Instagram
© Bubacar Bari