MELHORES DA III EDIÇÃO DE ELVIS CUP 2024
Terminou no último domingo (21.04), no Campo de Nelson de Cuntum, arredores de Bissau, a 3ª edição do torneio de futebol Inter-Academias denominado de Elvis Cup 2024, destinado às crianças da categoria Sub’14.
O referido evento desportivo organizado pelo jornalista desportivo, Elvis da Silva, da Rádio Sol Mansi e do portal O Golo GB, juntou mais de mil miúdos vindos de 24 academias que estiveram presentes na competição.
Durante o mês de Fevereiro até final do mês de Abril, os meninos de 24 academias presentes neste torneio demonstraram as qualidades futebolísticas, num campo pelado, em Bissau, tendo encantado os amantes de futebol e precisamente os apreciadores da camada da formação.
A Academia Nova Estrela de Safim foi campeã, derrotando a Academia de Lúcio Gomes de Cuntum Madina [2-1], no jogo decisivo.
OS DISTINGUIDOS NA 3ª EDIÇÃO DO TORNEIO ELVIS CUP 2024:
A distinção começou com a entrega do troféu do Melhor Jogador do torneio, entregue ao Abel Basan, da Academia Nova Estrela de Safim, considerado pela Comissão Organizadora de Elvis Cup 2024, como o melhor jogador.
O menino foi quem decidiu a final, ao marcar o golo que deu a vitória à sua equipa, através de um fantástico golo, para ver e rever, deitando a remontada na final, numa obra de arte acompanhada com uma classe apurada e associada a uma inteligência de craque.
Ao longo do torneio, em todos os jogos disputados, o miúdo Abel Basan (Messi), foi sempre uma arma secreta da Academia Estrela de Safim. Porém, esteve sempre nos lances ligados ao golo em várias partidas, quando entra marca sempre.
Saliente-se que é um desequilibrador nato, com capacidade dribladora, assume sempre as iniciativas da sua equipa, claro, é um goleador.
As qualidades futebolísticas do miúdo extremo Abel Basan (Messi), acompanhado com as suas habilidades dentro do rectângulo de jogo chamam muita atenção para os intervenientes no nosso futebol e principalmente para os olheiros, ou seja, empresários nacionais e internacionais, para seguirem os passos e a evolução deste potencial e é um futuro craque do futebol nacional.
É um dos miúdos mais novos que atuou neste torneio, e é um craque de futebol que está a emergir no desporto-rei guineense, quando entra em campo sempre resolve as partidas mais difíceis da sua academia, com belíssimos golaços.
De seguida, a comissão elegeu o guarda-redes Lemos “Lembem” da Academia Juzepe como o Melhor Guardião do torneio, ao sofrer apenas 2 golos. O miúdo Lemos pertence ao pólo da Academia Juzepe de cidade histórica de Cacheu.
É um miúdo com um bom porte físico, com um enorme potencial entre os postes, e tem uma reflexão perfeita em sair entre os postes e muito bom nas bolas áreas. É um autêntico “punhos de ferro” segura a bola sempre de uma só vez, e é muito flexível e se continuar assim e com um bom seguimento será, sem dúvidas, uma promessa e quiçá o futuro guardião dos Djurtus.
Lembem como é mais conhecido entre os seus colegas, ao longo da participação da sua academia, Juzepe foi muito determinante para que a sua equipa alcançasse os quartos de finais deste torneio, ajudou ainda a sua academia a liderar a sua série, com 4 pontos, em duas partidas sem sofrer golos na fase de grupos. Já nos oitavos de final, foi muito determinante em colocar a Academia Juzepe nos quartos de finais, tendo defendido dois penáltis na lotaria de grandes penalidades que culminou na eliminação da Academia Sonhos de Bôr, somando assim 3 partidas sem sofrer nenhum golo. Nos quartos de finais, o pequeno guardião Lemos sofreu 2 golos, na derrota da sua academia por duas bolas a uma frente a Academia Nova Estrela de Safim, esta que viria a ser campeã da III Edição do Elvis Cup 2024, destinado aos Sub’14.
Na passada edição do Elvis Cup 2023, o miúdo Lemos já tinha mostrado aos seguidores deste torneio as suas qualidades, que sempre encantam o público, acompanhado com suas intervenções entre os postes, através das suas soberbas defesas, ao longo do torneio de ano passado, e até foi eleito numa partida como melhor jogador em campo.
Quanto ainda aos prémios individuais, o menino Alanso da Academia Juzepe, também do seu pólo de Cacheu, foi o Melhor Marcador do torneio com 3 golos marcados. Este menino é um goleador nato, ou seja, um ponta de lança com faro de fazer golos, pode actuar como extremo, assim como ponta de lança. É um atacante muito móvel e irrequieto dentro da área, também sabe driblar muitíssimo bem, e sabe também defender e gosta de fazer assistências para os seus colegas. Claro, é um miúdo para os empresários de futebol seguirem atentamente.
Apesar da sua Academia ser eliminada nos quartos de finais do torneio, ninguém conseguiu ultrapassar o miúdo de Cacheu em termos de golos marcados nesta edição de Elvis Cup 2024.
Para fechar a nossa abordagem sobre os miúdos distinguidos neste torneio, vamos encerrar com a distinção de Jogador de Revelação, Maurício (N’golo Kanté) da Academia de Bety, que foi considerado pela comissão como atleta de revelação da III Edição do Torneio Elvis Cup 2024.
Refira-se que este miúdo tem um potencial extraordinário, é um menino que sabe posicionar muito bem dentro do rectângulo do jogo, também é muito corajoso e é um recuperador nato das bolas perdidas e participa em várias as jogadas em todo o rectângulo do jogo. Claro que quem tem a oportunidade de ver este miúdo a jogar vai ficar muito impressionado e encantado com as suas qualidades técnicas e futebolísticas.
Recorde-se que a comissão organizadora da III Edição do Torneio de Sub’14 Elvis Cup de 2024, atribuiu ainda a cada um dos miúdos distinguidos uma estatueta, ou seja, troféus.
© O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾