ÚLTIMA HORA: FC QUINARA DE MAL A PIOR E CORRE RISCO DE DESPROMOÇÃO AUTOMÁTICA
Equipa faz três faltas de comparência por ‘alegada’ falta de meios financeiros, o que pode implicar a despromoção, tal como aconteceu com o FC Tambali na época 2018/19
A primeira e grande consequência “visível” na luta para presidência do FC Quinara (Tite) iniciado há, sensivelmente, cinco meses, já começou a afetar gravemente o clube do sul que poderá ser despromovido, automaticamente, do Campeonato Nacional da Segunda Divisão e de todas as provas nacionais, por faltas de comparências.
As informações na posse de O Golo GB e ainda confirmadas pelo próprio presidente do Futebol Clube de Quinara, Alfa Bary, dão conta que a equipa já marcou três faltas de comparências para o cumprimento dos seus jogos na Guines-Bola. A última foi na jornada 10, onde a equipa devia deslocar-se até ao terreno do Sport Clube de Pitche para defrontar a equipa local, algo que acabou por não acontecer.
Em entrevista concebida à Rádio Popular FM, o presidente do clube de Quinara, Alfa Bary, elencou os motivos que justificam as três faltas de comparências registradas pelo clube, entre eles está a insuficiência de meios financeiros originada pela falta de subvenção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau aos clubes nacionais.
O dirigente faz perceber que faltam apoios locais e que a equipa está a ser suportada por meios pessoais.
Perante esta situação, Alfa Bary atribuiu culpas à direção que lidera e ainda à Federação de Futebol da Guiné-Bissau, FFGB, por não ter cumprido com as promessas de subvencionar os clubes.
O Golo GB sabe que a equipa não está tendo apoios internos, ou seja, uma parte dos citadinos de Tite está de costas viradas com a direção liderada por Alfa Bary, a quem diz ter monopolizado o poder, fato refutado pelo próprio presidente.
Saliente-se que foi uma polémica iniciada nos finais de 2023, quando um grupo de sócios decidiu organizar a Assembleia Eletiva no clube, na altura, o mandato da direção liderada por Alfa Bary não tinha terminado. Os desentendimentos, supostamente, fazem com que os apoios locais foram reduzidos, motivo pelo qual a equipa tem marcado três faltas de comparências nesta época, o que pode implicar a sua despromoção automática nas provas oficiais, tal como aconteceu com o FC Tambali na temporada 2018/19, quando este foi despromovido da Segunda Liga por três faltas de comparências.
Assunto que O Golo GB procura confirmar através do regulamento das provas internas ou através dos organizadores do campeonato.
© Balantó Danfa
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾