CONHEÇA SUPOSTOS DIRIGENTES QUE DESVIARAM 143 MILHÕES NA FFGB
Suspeitos terão instruído à empresa de viagens OM SAI TRAVELS a proceder com a compra de bilhetes de passagem ao invés de fretar um voo charter aos santomenses
De acordo com as nossas fontes na federação de futebol, Caíto Teixeira e Tinex terão sido responsáveis pelo desvio de cerca de 143 MILHÕES DE FRANCOS CFA.
O presidente e vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto) e Celestino Gonçalves (Tinex), respetivamente, terão sido responsáveis pelo desvio de cerca de CENTO E QUARENTA E TRÊS MILHÕES DE FRANCOS CFA (143.000.000 XOF), relativos ao pagamento da empresa de viagem, OM SAI TRAVELS, com sede em Bissau, para fretar um voo charter para a Seleção AA de futebol do São Tomé e Príncipe num dos jogos com o conjunto guineense.
O portal O Golo GB tinha avançado, na semana passada, que o montante em causa foi desviado por dois altos dirigentes do organismo gestor do futebol nacional, sem, no entanto, avançar com os respetivos nomes.
Ora, uma fonte junto do organismo regulador do futebol no país garantiu que os dois dirigentes citados numa das edições de O Golo GB tratam-se de Caíto Teixeira, presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, e Tinex, um dos vice-presidentes, os supostos responsáveis pelo desvio do montante acima referenciado.
De acordo com a mesma fonte, os dois dirigentes da FFGB terão instruído a empresa OM SAI TRAVELS para proceder à compra de bilhetes de passagem de São Tomé-Bissau-São Tomé, ao invés de fretar um voo charter aos santomenses.
Saliente-se que, O Golo GB soube que a Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o processo e tem em suas mãos todos os documentos comprovativos sobre alegado desvio em causa, mas há várias tentativas de manipulação das informações junto da empresa de viagem por parte dos envolvidos. Também fala-se de ‘alegadas interferências’ por uma outra entidade que queira a arquivação do processo.
Refira-se que depois do jogo, disputado a 14 de Junho de 2023, segundo uma página de notícias desportivas de São Tomé e Príncipe, “Bola Nón”, avançou no dia 16 de Junho de 2023, com uma denúncia a relatar que alguns jogadores da Seleção santomense estavam retidos em Bissau por falta de lugar nos voos onde a empresa contratada por FFGB comprou as passagens.
Os denunciantes de Bola Nón, disseram que os dirigentes da Federação Santomense de Futebol teriam abandonado os jogadores que jogam nas provas internas e teriam viajado com os atletas que atuam no estrangeiro.
Na altura, a situação criou uma revolta entre os internautas santomenses, onde alguns acharam que a justificação do voo lotado era fútil. “Até quando São Tomé e Príncipe vai sair do buraco onde se encontra”, questiona um internauta.
“Denúncia. Recebemos essa informação na nossa caixa de SMS”, para de seguida citar a mensagem da denúncia – “Nós enquanto amantes do futebol em São Tomé e Príncipe e eu em particular gostaria de saber o porquê que os nossos ditos dirigentes da federação Nacional abandonaram os jogadores de São Tomé em Guiné e pegaram voo com os jogadores da Diáspora para Portugal ontem?”.
Este alegado desvio de 143 milhões de francos CFA para fretar voo charter para a Seleção Nacional de São Tomé e Príncipe promete fazer correr muita tinta.
Devido à interdição do Estádio do São Tomé e Príncipe, as duas federações acertaram e o Governo da Guiné-Bissau investiu nas despesas, principalmente numa soma para fretar um voo charter, fato que não viria acontecer, apenas compraram bilhetes normais de passagem e o resto do dinheiro continua uma incógnita.
O Golo GB contatou um elemento que integrou a comitiva santomense que esteve em Bissau para aquele jogo da 5ª e penúltima jornada da fase de grupos de qualificação ao Campeonato Africano das Nações 2023 disputado na Costa do Marfim, que confirmou a viagem de ida e volta num voo comercial.
A atual direção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau está a ser fortemente acusada de corrupção, mas mesmo assim o seu líder máximo Caíto Teixeira já manifestou que irá se recandidatar nas eleições antecipadas, marcadas para o próximo dia 29 de Junho de 2024, inicialmente agendadas para 07 de Setembro de 2024.
© O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet