GOVERNO PEDE REEMBOLSO DE DINHEIRO À FFGB
O valor emprestado à Federação de Futebol da Guiné-Bissau deve ser depositado na conta bancária do Tesouro Público com a maior brevidade possível
O Governo da Guiné-Bissau quer o reembolso, por parte da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, FFGB, dos avanços monetários efetuados ao organismo gestor do futebol nacional que viabilizou as realizações de alguns jogos internacionais, incluindo CAN 2023.
O Golo GB apurou que o Executivo liderado por Rui Duarte de Barros, através do Ministério da Cultura, Juventude e Desportos, enviou uma carta à FFGB, na qual solicitou a reposição do valor monetário que havia avançado [emprestado] à instituição que gere o futebol no país para os cumprimentos de compromissos internacionais da Seleção Nacional de futebol (Djurtus), nos calendários da CAF e da FIFA.
Sabe-se ainda que o Governo guineense decidiu cobrar a dívida em causa depois desta, alegadamente, ter recebido os fundos provenientes da CAF e da FIFA referentes aos compromissos desportivos destas duas organizações desportivas internacionais, cujos fundos terão sido transferidos recentemente a favor da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.
Segundo informações na posse da redação de O Golo GB e confirmadas por uma fonte no Governo, a referida solicitação visa à reposição dos avanços efetuados pelo Governo para cobertura das despesas relativas ao cumprimento dos calendários desportivos de FIFA e da CAF, assim como da participação da Seleção Nacional AA de Futebol (Djurtus) no CAN 2023, realizado na Costa do Marfim.
A mesma fonte adiantou ainda que a ordem da reposição do valor em causa veio de uma recomendação superior do Governo em Conselho de Ministros sem, no entanto, avançar com o valor total que o Executivo liderado por Rui Duarte de Barros disponibilizou à Federação de Futebol da Guiné-Bissau, como empréstimo.
Já uma outra fonte na Federação de Futebol da Guiné-Bissau, que também confirmou a receção da carta enviada pelo Governo, que deu entrada na FFGB no dia 26 de Abril de 2024, acrescentou que o Governo pediu a brevidade no depósito do dinheiro na conta bancária do Tesouro Público do país.
Questionado sobre a epígrafe da missiva governamental, a fonte de O Golo GB disse que foi a “solicitação de reembolso das despesas realizadas pelo Governo a favor dos compromissos da Seleção Nacional AA de futebol, Djurtus”.
Refira-se que a carta foi dirigida diretamente ao Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto), assinada pelo Ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Augusto Gomes, com a data de 25 de Abril de 2024.
Recorde-se que, neste momento, a atual direção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau liderada por Caíto Teixeira está a ser fortemente acusada de alegada corrupção e desvio de milhões de francos CFA naquela instituição que rege o desporto-rei nacional.
©️ O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾