ELEIÇÃO FFGB: COMISSÃO ELEITORAL QUER INDEFERIR A CANDIDATURA DE KABI

O Golo GB soube que as candidaturas de Adilé Domingos Sebastião e de Carlos Alberto Teixeira foram subscritas pela mesma associação filial, facto que viola a alínea (e) do Regulamento Eleitoral
Está em marcha um plano da Comissão Eleitoral da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (CE-FFGB) para indeferir a candidatura de um dos potenciais candidatos à presidência do organismo gestor do futebol nacional, para eleição agendada para o próximo dia 29 do mês corrente.
Fala-se da candidatura do Adilé Domingos Sebastião, vulgarmente conhecido por Kabi, antigo membro do Comité Executivo cessante da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.
A informação foi avançada pelo Bonifácio Malam Sanha, vice-presidente cessante da FFGB, durante uma conferência de imprensa esta sexta-feira (31.05), para abordar assuntos ligados ao futebol guineense e, inclusive, à sua não candidatura à liderança do organismo tutor do futebol nacional.
O dirigente afirmou ter informações ‘fidedignas’ junto de um dos membros da Comissão Eleitoral que lhe informou sobre o plano da referida Comissão que pretende ‘indeferir’ a candidatura de Kabi para que possa ficar, na corrida, dois potenciais candidatos, Dembo Sissé, Presidente da Liga Guineense dos Clubes de Futebol e Carlos Alberto Teixeira, Presidente cessante da FFGB.
“Uma pessoa diz-me que já está delineado todos os planos para impedir que a candidatura de Kabi prossiga”, revelou Bonifácio Malam Sanhá, vice-presidente e membro do Comité Executivo cessante da FFGB.
De salientar que uma das condições para que uma candidatura seja admitida é a subscrição de uma das seis associações filiadas na FFGB, conforme consta no N° 6 do artigo 37° conjugado com N°4 do artigo 30° dos Estatutos da FFGB.
Entretanto, O Golo GB soube que as candidaturas de Adilé Domingos Sebastião e de Carlos Alberto Teixeira foram subscritas pela mesma associação filial, neste caso, Associação da Medicina Desportiva. Porém, uma candidatura foi assinada pelo presidente da associação e outra candidatura foi assinada pelo vice-presidente da mesma associação, facto que viola a alínea – e) do Regulamento Eleitoral.
Recorde-se que, para eleição marcada para o dia 29 de Junho, a CE recebeu apenas três potenciais candidatos. Além do dossiê do Adile Sebastião, recebeu ainda o dossiê do Carlos Alberto Mendes Teixeira “Caíto”, presidente cessante do organismo, e Dembo Sissé, Presidente da Liga Guineense de Clubes de Futebol.
© O Golo GB