CLASSIFICAÇÃO APÓS 4.ª JORNADA DE QUALIFICAÇÃO AO MUNDIAL 2026
Seleção Nacional empata com Egito e ocupa segunda posição com 6 pontos no Grupo A
A 4.ª jornada das eliminatórias da zona africana para o Mundial de 2026 terminou esta terça-feira. Os encontros possibilitaram uma nova configuração dos grupos.
CONFIRMAÇÕES
Há lições importantes a retirar desta jornada internacional na zona africana. Marrocos permanece impecável desde o início. Inseridos em um Grupo E que inclui apenas 5 seleções ao contrário dos demais, os Leões do Atlas conquistaram a terceira vitória nas três partidas disputadas. Marrocos continua a ser um líder sólido neste grupo.
O Egito domina o Grupo A com 10 pontos a seu crédito. Os Faraós estão 4 pontos à frente da Guiné-Bissau, o seu perseguidor direto. Mesmo neutralizada no Quénia, a Costa do Marfim também continua líder do Grupo F. Os campeões africanos estão um ponto à frente do Gabão, que continua muito ameaçador.
Depois de um início lento, a Tunísia assume o papel de favorita do grupo H. As Águias de Cartago somam 10 pontos na classificação. Mas estão sob a ameaça da Namíbia.
Apesar da crise ainda persistente entre a Federação e o ministério, os Camarões conseguiram uma vitória e um empate durante o mês de Junho. Os Leões Indomáveis são líderes do Grupo D com 8 pontos, mas continuam sob a ameaça da Líbia e de Cabo Verde, que têm 7 pontos cada.
A Argélia, por seu lado, é obrigada a partilhar o primeiro lugar com Moçambique. As duas seleções têm 9 pontos cada.
LÍDERES SURPRESA
O Grupo B está atraindo muita atenção com a atual configuração da classificação. Para surpresa de todos, não é o Senegal quem lidera os debates. É antes o Sudão quem lidera com 10 pontos. Os Leões Senegaleses estão com menos de 2 pontos atrás desta seleção sudanesa que venceu o clássico contra o Sudão do Sul. A RDC também é relegada para o terceiro lugar.
Os Comores lideram o Grupo I com uma média de golos favorável em comparação com o Gana, que tem 9 pontos. O Mali, outro membro do grupo, está à sua frente na corrida por um bilhete para o Campeonato do Mundo.
A situação é semelhante no Grupo C, onde Ruanda e Benin estão a aguentar-se contra a África do Sul. Os três países têm 7 pontos cada. A Nigéria, uma das favoritas do grupo, está em desvantagem, com apenas três pontos.
Refira-se que a Seleção Nacional de futebol, Djurtus, que empatou na 4ª jornada contra o Egito, ocupa o segundo lugar na tabela classificativa do Grupo A, com 6 pontos, menos 4 pontos que os Faraós que lideram o grupo com 10 pontos.
Recorde-se que a Guiné-Bissau registou uma vitória e três empates nesta corrida da zona africana ao Mundial de 2026.
Classificação dos grupos após a quarta jornada:
Ver esta publicação no Instagram
©️ O Golo GB/Africa Top Sports