QUATRO DOS CINCO LUTADORES GUINEENSES CONTINUAM ATIVOS NO CAMPEONATO AFRICANO DE LUTA DE PRAIA
Mais de 100 lutadores africanos de diferentes categorias, vindos de 33 país do continente, juntaram-se na capital senegalesa, Dakar, para a competição da 2ª edição do Campeonato Africano de Luta de Praia que iniciou este sábado, (22.06), na Arena Nacional daquele país da Costa Ocidental Africana.
No certame, a Guiné-Bissau participou com 5 atletas e continua com 4 na corrida à medalha. Tratam-se de Nhamatche Panté de 90 kg, Caetano António Sá e Wotna Cana Ndoc, ambos na categoria de 80 kg, este último com lesões, mas, mesmo assim conseguiu superar o adversário e chegar à fase seguinte e a Débora Valéria Turé na categoria de 60 kg. Aminata Manuel Imbundé, estreante da competição, é a única que foi afastada da prova logo no primeiro combate.
De acordo com informações disponíveis na página da Federação de Luta da Guiné-Bissau, sobre a lesão de Wotna, depois do atleta ter sido avaliado pela equipa médica, as orientações foram favoráveis para a sua continuidade na competição. Embora venceu o último combate por 3-0, nos últimos segundos do duelo, foi possível através da transmissão direta da competição na página da FLGB, ver o atleta a queixar-se e a receber novamente a assistência da equipa médica.
Nos combates do conjunto nacional realizados ontem, num total de 9, a Guiné-Bissau perdeu 5 e venceu três, dois de Caetano António Sá 80 kg e um de Wotna Cana Ndoc, na mesma categoria. Os dois outros atletas, Nhamatche Panté e Débora Turé, apesar de perderem os dois combates, continuam na prova, tal como pode-se ver no sorteio publicado na página da Federação Internacional de Luta.
De salientar que a competição em curso [2ª edição], termina hoje, domingo, um dia reservado para combates decisivos.
Para além da Guiné-Bissau, estão no certame, em representação da lusofonia, atletas de Angola e da Guiné-Equatorial.
De recordar que o primeiro Campeonato Africano de Luta de Praia foi realizado no mês de maio do ano passado em Hammamet, na Tunísia, onde o atleta nacional Bacar Ndum, foi campeão na categoria de 80 kg. A sua ausência nessa segunda edição deve-se ao fato de estar no centro de estágio no estrangeiro em preparação para os Jogos Olímpicos Paris’2024.
© O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet