VOLEIBOL: TERMINA EM BISSAU TORNEIO DE DETEÇÃO DE TALENTOS
Com o financiamento da Solidariedade Olímpica e executado pelo Comité Olímpico da Guiné-Bissau, terminou quarta-feira (26.06), em Bissau, o torneio de ‘captação e seleção de talentos na categoria de juniores (masculino e feminino), para integrar à seleção do Voleibol do país com vista a preparar participação nos jogos olímpicos da Juventude, Dakar- 2026.
O ato do encerramento do torneio culminou com a grande final disputada no polivalente do complexo desportivo do Estádio Lino Correia, na capital Bissau.
Em relação ao jogo da final, foi uma partida bem disputada entre equipas finalistas, com fortes emoções, e os atletas demonstraram as suas qualidades. Entretanto, a equipa do Liceu de Sunac foi a grande vencedora, ao conquistar três títulos de campeão.
Em três equipas com as quais participou no torneio, duas masculinas e uma feminina, foram superiores aos seus adversários e brilharam com êxito. Na camada feminina, Sunac venceu a escola SOS, por 2-1. No outro encontro da mesma camada, em busca do segundo lugar, a escola SOS venceu o Sport Voleibol de Cupelum por 2-0.
Enquanto isso, na camada masculina, o Liceu Sunac B venceu os seis (6) atacantes por 2-0, e Sunac A levou melhor frente ao Sport Voleibol de Cupelum de Cima, por 2-1.
Depois das partidas da final e entregas das medalhas e prémios aos vencedores, o português Jorge Teixeira, treinador e formador dos treinadores desta modalidade, mostrou-se satisfeito pelos talentos detetados durante o torneio.
Em nome da Federação de Voleibol da Guiné-Bissau, João Lopes, presidente do Conselho Fiscal daquela instituição federativa, agradeceu o instrutor dos treinadores pelo trabalho prometendo acatar as recomendações por ele deixadas.
Presente no torneio, o Secretário-Geral do Comitê Olímpico da Guiné-Bissau, Eugénio de Oliveira Lopes, explicou que o evento enquadra-se no âmbito do projeto da instituição que dirige, em parceria com a Federação de Voleibol da Guiné-Bissau, e é financiado pela Solidariedade Olímpica.
De acordo ainda com este responsável, o torneio serve-se para potencializar os novos talentos com vista a preparar participação do país no próximo compromisso desta modalidade.
Saliente-se que o torneio de captação e seleção de novos talentos foi realizado durante os meses de abril, maio e junho deste ano.
© O Golo GB