ÚLTIMA HORA: FC CUMURÁ É CAMPEÃO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO 2023/24
Após a inédita qualificação à Primeira Liga, os miúdos do FC Cumurá entraram pela história arrecadando, pela primeira vez na sua história, um troféu do Campeonato Nacional da Segunda Divisão
O FC Cumurá superou na tarde desta sexta-feira, (09.08), o seu congénere de Háfia FC Bafatá, por 4-2, no jogo do apuramento de campeão do Campeonato Nacional da Segunda Divisão 2023/24, disputado no estádio Lino Correia, em Bissau, e conquistou a prova pela primeira vez na história.
Foi um jogo entre duas equipas vencedoras das suas respectivas séries na Guines-Bola. O FC Cumurá liderou tranquilamente a Série A, enquanto que o novo dono da segunda maior cidade do país, Háfia de Bafatá, liderou a Série B.
Além do espetáculo dentro de quatro linhas, nas bancadas, havia outro espetáculo com adeptos de Cumurá a darem os seus apoios enquanto décimo segundo jogador.
Em relação à partida, o FC de Cumurá começou a desenhar caminhos à vitória através do golo madrugador que aconteceu no primeiro minuto, apontado por Henry Camará, que fez 1-0, dando razão de festejos aos rapazes da aldeia.
Perante um Háfia de Bafatá bem morto nos primeiros 45 minutos, sem sinal de querer fazer algo parecido com o empate, o FC Cumurá dilatou a vantagem, aos 38 minutos, com tento do Ricardo Sumbo que teve que encostar facilmente um cruzamento de canto vindo da zona esquerda da baliza dos homens de leste.
O terceiro golo surgiu, aos 45+2, com Rivaldo Mendes a escrever o seu nome na lista dos marcadores levando a partida ao intervalo com 3-0 a favor do FC Cumura.
Logo no início do segundo tempo, o Estádio Lino Correia assistiu um desafio entre dois jogadores de equipas opostas, curiosamente, todos com o nome de Malam.
Entretanto, o Malam Baldé, de Háfia de Bafatá, reduziu a desvantagem para 3-1, aos 55 minutos. Segundos depois, teve a resposta do Malam Sambú de Cumura que, aos 56’, fez 4-1 para os homens do norte.
Porém, o Háfia FC Bafatá chegou ao segundo golo, aos 77 minutos, por Gilso, fixando o placar final em 4-2.
Com este resultado, o FC Cumura arrecadou assim pela primeira vez na sua história um troféu do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, isto, após a inédita qualificação à Primeira Liga Guineense.
[Artigo atualizado às 21h25]
© Balantó Danfa
📷 Lázaro Mendes
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet