RETROVISOR DESPORTIVO GB

Texto direcionado a todos os interessados e atentos ao desenvolvimento do Desporto Nacional, particularmente, Futebol.
Estamos a assistir constantes fracassos desportivos desde a última participação dos “Djurtus” no CAN 2023 até à nossa recente participação nos jogos Olímpicos de Paris 2024, sem esquecer dos conflitos e problemas administrativos a nível das federações desportivas.
Foquemos no Futebol:
Depois dos acontecimentos nas últimas eleições, acreditamos que muitas coisas iam mudar, porque houve mudanças de pessoal, no entanto, estamos enganados, porque essa nossa e vossa federação de futebol não para de nos surpreender, apresentando sempre problemas sem soluções.
É certo que depois das últimas eleições, houve sim um vencedor até prova contrária, mas também sabemos da existência de um processo movido à FIFA contra o atual líder da federação de futebol da Guiné, processo este, que se desconhece o atual status do mesmo, nem onde e quando será pronunciado o veredito final, continuamos à espera.
Surpreendentemente acordamos certo dia com um Despacho 02/GP-FFGB/2024 publicado na página Facebook Federação de Futebol da GB em que o Sr. Presidente Caito delega todos os “poderes absolutos” ao seu Vice-Presidente Sr. Rivaldo Cá. Daí a minha e nossa preocupação.
Note que, em matéria de Direito, quando nos comunicamos por despacho, obrigatoriamente precisamos sustentar e fundamentar a nossa tese evocando leis, artigos e alíneas.
Questões que não se calam:
Afinal, o que significa “poder absoluto e amplo”, evocado no despacho 02/GP-FFGB/2024 e quem tem na verdade poder absoluto?
Em quais circunstâncias são delegados poderes numa instituição ou administração?
– Na incapacidade física e mental
– Ausência
– Impedido de continuar a exercer tal função
O despacho acima mencionado não faz referência a nenhum destes pontos e tão pouco faz referência a um diploma legal da federação ou da FIFA (Estatuto da FFGB; Regulamento Disciplinar; Regulamento das Competições; Regime Jurídico de Federações; Estatuto da FIFA).
O que o presidente da federação sabe, que nós desconhecemos?
🧐 Será que o veredito da Comissão da Ética da FIFA sobre a corrupção e má gestão dos fundos da FIFA já foi comunicado ao Presidente? 🤷🏿♂️
NOTA: É de saber que, em caso de punição/castigo do presidente da federação de futebol, todos os restantes membros da lista, não têm nenhuma legitimidade para completar o mandato. Nestas situações, a FIFA dá indicação para criação de uma comissão encarregue de organizar as eleições num prazo comunicado.
Estamos alertas!!!
✍🏾 Sabino Silva | Comentador Desportivo