VICE-PRESIDENTE DA FFGB ‘AMEAÇA’ DEIXAR O COMITÉ EXECUTIVO
Rivaldo António Imbulna Cá quer aplicabilidade efetiva de órgãos independentes na FFGB, caso contrário, deixará a estrutura da federação de futebol
O vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, (FFGB), Rivaldo António Imbulna Cá, a quem o Caíto Teixeira atribuiu poderes absolutos no último despacho, prometeu deixar o Comité Executivo da FFGB caso as Comissões Independentes não tenham aplicabilidades efetivas para garantir mais transparência no organismo que gere o futebol nacional.
“Também, que façam com que as comissões independentes criadas funcionem para que seja aplicada a máxima transparência. Se aquilo não acontecer, vos prometo hoje, não vou continuar no Comité Executivo. Podem ficar tranquilos, se comissões independentes não funcionarem na federação vou sair e deixar o presidente”, disse Rivaldo Cá, em conferência de imprensa da FFGB promovida na última quarta-feira, 18 de Setembro do ano em curso.
“Eu estava de saída, mas o presidente pediu-me para continuar porque fui quem trabalhou aqueles instrumentos. Ele me aconselhou para ajudar nos esclarecimentos aos colegas para que tenham aplicabilidades efetivas”, revelou.
Rivaldo Cá garantiu que a Comissão Eleitoral, Comissão da Disciplina, Comissão de Ética e Comissão da Governança e Auditoria têm que ser independentes porque, segundo disse, são veículos motoras da transparência desportista.
Segundo o vice-presidente da FFGB, é necessário e salutar a funcionalidade destes e afirmou ainda que: “Se os órgãos independentes funcionarem, todas as denúncias dentro do organismo terão credibilidade perante a FIFA e perante autoridades judiciais”, disse.
Saliente-se que Rivaldo António Imbulna Cá assumiu que ‘não vai ser o perturbador ou criador da instabilidade no Comité Executivo’, porém, disse que “Se as pessoas não quiserem, vou sair”, rematou.
© Balantó Danfa
📷 Rivaldo Cá/Facebook
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾