BULI MANAFÁ EXIGE REALIZAÇÃO DAS COMPETIÇÕES DE BASE
Há muitos anos que o futebol da Guiné-Bissau vive sem campeonatos para categorias de base
O jovem técnico do Cupelum Futebol Clube (Mandiplis), Buli Manafá, exige da Federação de Futebol da Guiné-Bissau a máxima urgência na realização dos campeonatos nacionais das diferentes camadas de formação, como forma de facilitar os selecionadores destas referidas categorias, na seleção dos jogadores que estarão à altura dos desafios internacionais.
A crítica do antigo capitão do Flamengo de Pefine foi registada no passado dia 30 de Setembro de 2024, numa entrevista concedida ao programa “Grande Entrevista” do portal desportivo O Golo GB.
Refira-se que as críticas de Buli Manafá foram direcionadas à equipa técnica dos Djurtinhos, comandada por Dominguinho Fernandes que, segundo ele, não utilizou os critérios adequados para a convocatória da Seleção Nacional do Sub’20 de futebol da Guiné-Bissau que esteve recentemente no torneio da Zona A da UFOA, disputado na Libéria.
“Tenho muito respeito pela equipa técnica dos da Seleção Nacional Sub’20, mas falharam de uma forma grave na seleção dos jogadores, porque muitos que foram convocados não mereciam lá estar, porque não disputaram nenhuma competição para terem um ritmo competitivo para as competições internacionais”, afirmou.
Para o atual timoneiro dos Mamdiplis de Cupelum FC, a equipa técnica liderada por Dominguinho Fernandes, fez vista grossa, em deixar muitos jogadores da mesma categoria que estão a disputar os diferentes campeonatos nacionais e leva os atletas que são das academias que, na sua visão, “não têm minutos suficientes nas pernas por falta da competição”.
O antigo camisola 5 da Equipa da Feira [Flamengo de Pefine], não tinha papas na língua, pois criticou, fortemente, a forma como uma equipa técnica dirige duas seleções diferentes, isto é, das seleções Sub’17 e Sub’20, simultaneamente.
“Não podemos admitir isso, uma equipa técnica a dirigir duas seleções diferentes ao mesmo tempo, como se não houvesse mais outros técnicos competentes na Guiné-Bissau”, replicou.
Neste sentido, o jovem técnico, de 29 anos, exigiu à Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), liderado por Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto) à realização o mais breve possível dos campeonatos de formação, como forma de colocar as seleções de base na senda do futebol dos países vizinhos e assim evitar aquilo que considera de “seleção do compromisso”.
Refira-se que Buli Manafá entra para a sua terceira temporada consecutiva no comando técnico dos Mamdiplis de Cupelum Futebol Clube.
Recorde-se que há muitos anos que a Guiné-Bissau não realiza os campeonatos para as camadas de formação no cenário do futebol nacional, apesar de ser às categorias que a Federação Internacional de Futebol Associação – FIFA financia mais e apoia vivamente sua promoção.
Ver esta publicação no Instagram
©️ Aladje Seidi
👣 Siga-nos no Tik Tok 👇🏾
@ogologbnet