GUINÉ-BISSAU DENUNCIA IRREGULARIDADES NA UTILIZAÇÃO DE DAVID MALEMBANA
Mambas em risco de perder pontos de quatro jogos na secretaria e qualificação ao Mundial e CAN
De acordo com o Jornal Evidências de Moçambique, os guineenses dizem que David Malembana está a usar um passaporte falso, acrescentando que o sonho de qualificação para o Mundial e segundo CAN consecutivo está por um fio.
O semanário moçambicano Evidências avança ainda na sua edição impressa do dia 22 de Outubro de 2024, disponível também em versão digital, que os Mambas podem perder seis pontos na qualificação para o Mundial’2026, a disputar-se nos Estados Unidos da América, Canadá e México, e quatro pontos para no apuramento ao CAN Marrocos 2025.
A seleção moçambicana de futebol corre o risco de perder quatro pontos, na secretaria, no Grupo I de qualificação para a Taça das Nações Africanas, CAN Marrocos 2025, por alegadas irregularidades cometidas na utilização do jogador germano-moçambicano David Malembana.
A seleção do país lusófono da costa oriental da África Austral terá utilizado o jogador cujo passaporte é falso e com informações diferentes em relação à sua naturalidade, conforme avançou o semanário moçambicano ‘Evidências’, na sua edição digital da última terça-feira, 22 de Outubro, consultada pela redação de O Golo GB, na qual o mesmo jornal citou os documentos da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, FFGB.
De acordo com a mesma publicação, o caso foi denunciado pelo organismo gestor do futebol na Guiné-Bissau, depois de uma investigação levada a cabo sobre informações do referido jogador.
“As suspeições da Federação de Futebol da Guiné-Bissau surgiram depois do selecionador nacional Chiquinho Conde revelar que ficou privado de alinhar David Malembana por razões administrativas por ele desconhecidas”, escreveu o semanário Evidências, acreditando que estas declarações, que disse, “enigmáticas” fizeram com que a federação guineense de futebol começasse a investigar o caso, tendo constatado que o Malembana tinha a irregularidade na inscrição, sustentando que no expediente enviado à CAF e à FIFA, a Federação de Futebol da Guiné-Bissau anexou o vídeo em que o Chiquinho Conde fala sobre a situação do jogador germano-moçambicano de 29 anos.
De acordo com o mesmo semanário de Moçambique, a FFGB fundamentou que: “Representa a seleção nacional moçambicana com o referido passaporte falso, com o número AB0758004, alegadamente emitido pelas autoridades moçambicanas, onde consta que nasceu em Maputo. Como se pode depreender, ao declarar no passaporte falso que nasceu em Maputo e não em Stadt Freital, na Alemanha. Ou seja, ao atribuir a falsa naturalidade (Maputo) no passaporte moçambicano, dá a entender que se trata de um cidadão nascido em Maputo, o que não passa de um meio de ludibriar as autoridades para que o atleta pudesse ser utilizado de forma fraudulenta pela seleção nacional moçambicana”, sublinhou o jornal Evidências citando pontos do documento da federação guineense de futebol.
“David Zeferino Malembana é um atleta nascido na Alemanha, Stadt Freital, a 11 de Outubro de 1995. Por conseguinte, está registado no TMS com o passaporte alemão. Neste contexto, ele é um cidadão alemão”, disse a FFGB citada pelo semanário Evidências de Moçambique.
Recorde-se que David Malembana esteve na vitória de Moçambique, por 2-1, contra a Seleção Nacional de futebol da Guiné-Bissau, no embate da segunda jornada do Grupo I de qualificação à fase final do CAN’2025, cumprindo cinco minutos, no jogo disputado a 10 de Setembro deste ano no Estádio do Zimpeto, em Maputo.
Além da partida diante da seleção guineense, esteve também no empate dos Mambas de Moçambique, 1-1, na primeira jornada do mesmo grupo contra a seleção maliana, no encontro disputado a 6 de Setembro passado.
Já na qualificação para o Mundial 2026, foi opção do Chiquinho Conde nas vitórias moçambicanas contra Somália e Guiné Conacri (19 minutos) cumpridos contra Somália, (90 minutos) contra Guiné Conacri.
Entretanto, em caso da FIFA e a CAF confirmarem as alegadas irregularidades, os Mambas perderão perder quatro pontos no Grupo I da qualificação para o CAN’2025, referentes à uma vitória e um empate, contra Djurtus da Guiné-Bissau e as Águias do Mali, respetivamente, num grupo com a liderança partilhada entre os Mambas e as Águias do Mali, ambos com oito pontos na tabela classificativa, contra os quatro pontos da Guiné-Bissau e um ponto da seleção de Eswatini.
Já na qualificação para Campeonato do Mundo 2026, a perda vai atingir os seis pontos, alcançados nas vitórias contra as seleções da Guiné Conacri e da Somália.
Saliente-se que a redação de O Golo GB tentou contatar a direção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), mas até o momento da publicação deste artigo não tivemos nenhuma reação dos responsáveis do desporto-rei guineense sobre o assunto.
©️ O Golo GB
📷 FMF
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet