FORJOD-GB REPUDIA EXPRESSÕES QUE DIZ ‘ANTIDESPORTIVAS’ DE BOA MORTE CONTRA JORNALISTAS
Organização diz estranhar-se de certas palavras do selecionador dirigidas contra jornalistas
O Fórum dos Jornalistas Desportivos da Guiné-Bissau, FORJOD-GB, repudiou aquelas que considerou de ‘antidesportivas’ as expressões usadas pelo selecionador nacional do futebol da Guiné-Bissau, Luís Boa Morte, contra jornalistas no final do último jogo dos Djurtus.
Recorde-se que, depois do apito final da partida da sexta e última jornada do grupo I de qualificação à fase final do CAN Marrocos 2025, em que os Djurtus perderam por 1-2 no estádio nacional 24 de Setembro frente a seleção de Moçambique, o selecionador nacional Luís Boa Morte e os homens da imprensa tiveram momentos aquecidos na sala de imprensa tudo por causa da pergunta que lhe foi colocado por um dos jornalistas, questionando ‘se vai ou não colocar o seu cargo à disposição uma vez que, aquando da sua apresentação oficial, assumia que qualificar o país ao próximo CAN seria uma obrigação.
“Ao invés de responder a questão, perguntou se os jornalistas querem mais a qualificação do que os jogadores ou os jogadores foram ao campo para passear, tendo concluído a sua resposta mandando uma “POXA” ao jornalista num tom bem alto”, escreveu o FORJOD-GB numa nota de repúdio datada do dia 21 de novembro e assinada pelo seu presidente, Elvis da Silva.
Na nota a que O Golo GB tive acesso, a organização que congrega maior número dos jornalistas desportivos do país considerou ainda de ‘inadequadas, inadmissíveis e excessivas’ as referidas expressões, assumindo que não dignifiquem a imagem do futebol guineense.
A organização alerta o Selecionador que ‘as questões que lhe foram colocadas são de interesse do povo guineense” e disse não permitirá que os seus associados sejam intimidados, insultados e muitos menos agredidos verbal ou fisicamente no exercício das suas funções.
O FORJOD-GB disse ter conhecimento da experiência e da noção do Boa Morte em relação à imprensa, por isso, estranha-se de certas palavras do selecionador dirigidas aos jornalistas, tentando fazer de vítima das questões colocadas.
© Balantó Danfa