VITÓRIA DE CACHEU ILIBADO DE UM ANO DE SUSPENSÃO
Comissão de Recurso da FFGB revoga decisão da Comissão de Disciplina que suspendia o clube nortenho por uma época das competições nacionais
O Vitória Futebol Clube de Cacheu vai competir na próxima época desportiva 2024/2025, após recurso interposto na Comissão de Recurso da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FBGB), pela direção do clube vitoriano, recorrendo da decisão da Comissão de Disciplina na instituição que rege o desporto-rei no país.
Refira-se que o Vitória Futebol Clube de Cacheu que milita no Campeonato Nacional da Segunda Divisão guineense (Guines-Bola), vê a sua suspensão de um ano levantada pela Comissão de Recurso da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, revogando assim a decisão da Comissão de Disciplina da FFGB que havia suspendido os vitorianos por uma temporada fora das competições nacionais.
Lembre-se que na deliberação de 02 de Agosto de 2024, a Comissão de Disciplina da FFGB aplicou igualmente a suspensão de dois anos a sete jogadores, incluindo o próprio presidente do clube e adjunto treinador do Vitória Futebol Clube de Cacheu.
Saliente-se que o jogo que motivou a punição do clube da cidade histórica, foi disputado no Campo Municipal de Cacheu, e contava para a décima nona jornada da Série A da Guines-Bola da época desportiva 2023/2024, entre a equipa local e o Futebol Clube de Cumura, em que as duas equipas lutavam para a subida à primeira liga guineense de futebol, cuja partida acabou por não ser concluída e terminou aos 88 minutos, após a equipa de Cacheu ter sofrido um golo que gerou muita polémica e várias contestação por parte dos adeptos vitorianos.
Segundo a deliberação da Comissão de Recurso da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, na posse da redação de O Golo GB, Deliberação N°2 /2024, datada de 24 de Novembro de 2024, assinado por quatro elementos da comissão de recurso, deliberou o seguinte:
1 – Revogar a deliberação impugnada na parte referente às sanções disciplinares impostas ao clube, dirigentes e jogadores, por violação dos princípios acima referenciados. E consequentemente devolver o processo para a procedência para que a Comissão de Disciplina cumpra com as formalidades exigidas pelas leis;
2 – Manter a pena de derrota do Vitória Futebol Clube de Cacheu na partida referente à 19ª jornada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, da Série A, e consequente, atribuir os três (3) pontos ao FC Cumura.
Sublinhe-se que a Comissão de Disciplina da entidade que regula o futebol nacional tinha suspendido o clube da cidade histórica por uma épocas fora de provas nacionais, tendo sancionado vários jogadores do VFC Cacheu, incluindo o seu presidente e adjunto treinador com uma multa de mais de 1 milhão de franco CFA.
Leia na íntegra o nosso primeiro artigo sobre a suspensão do Vitória Futebol Clube de Cacheu:
DECISÃO DA COMISSÃO DE DISCIPLINA DA FFGB
Ver esta publicação no Instagram
A Comissão de Disciplina da Federação de Futebol da Guiné-Bissau suspendeu o Vitória Futebol Clube de Cacheu de todas as competições nacionais durante um ano, ou seja, uma época desportiva 2024/2025.
A decisão vem expressa numa deliberação de comissão de disciplina da entidade que regula o futebol nacional na posse da redação de O Golo GB, datada de 02 de Agosto de 2024.
A punição vem na sequência da invasão do campo pelos adeptos de Cacheu, que agrediram a equipa de arbitragem, liderada pelo árbitro Gilberto dos Santos (Beto), no jogo referente à 19ª jornada da Série A do Campeonato Nacional da Segunda Divisão da época 2023/2024, frente ao FC Cumura.
Segundo as informações apuradas pela redação de O Golo GB, na altura a equipa de arbitragem chefiada pelo árbitro Gilberto dos Santos sustenta no seu relatório feito juntamente com a Associação Guineense dos Árbitros de Futebol (AGAF), entregue ao conselho disciplinar da FFGB, que a referida equipa de arbitragem foi agredida fortemente com paus e os elementos foram espancados brutalmente pelos adeptos da equipa do Vitória Futebol Clube de Cacheu, no jogo frente a FC Cumura, disputado no Estádio Municipal de Cacheu.
Ainda na mesma deliberação da comissão de disciplina da FFGB, independentemente da suspensão da equipa nortenha de Cacheu, também foi multado a pagar uma quantia de 1 milhão de francos CFA, que será revertida para a equipa de arbitragem, em que cada um dos 4 elementos vão receber 250.000 FCFA.
Refira-se que foram ainda suspensos vários jogadores da equipa de Cacheu, incluindo o presidente do clube vitoriano, cuja suspensão é de dois anos de todas as atividades do futebol nacional.
Saliente-se que os indivíduos suspensos por dois anos são: Zito Mendes (presidente do Vitória Futebol Clube de Cacheu), com multa de 45.000 FCFA, e o adjunto treinador Padjalo Carvalho Djata num valor de 40.000 FCFA.
Os jogadores suspensos também por duas épocas das competições nacionais são: Samuel Meu, Francisco Jandi, Edmar Bassene, Valeriano Monteiro Nancaia, Helviano Mendes, Simiks Pereira e Manuel Correia Landim Mendes Sá.
©️ O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet