YANNICK POTOPOTO DEIXA ARBITRAGEM GUINEENSE
Jovem árbitro despede precocemente do apito, após uma polémica com Caíto Teixeira
O árbitro internacional guineense Yannick Dilan Lopes dos Santos (Potopoto), despediu-se do apito no futebol guineense, após uma suspensão por porte da Federação de Futebol da Guiné-Bissau na sequência de uma alegada polémica com o presidente da FFGB Carlos Alberto Mendes “Caíto” Teixeira.
Yannick dos Santos é um dos árbitros que estão na testa das reivindicações sobre o não pagamento dos subsídios da Liga Regional do SAB/Biombo, cujos subsídios não foram pagos pela entidade gestora do futebol nacional.
Refira-se que o jovem árbitro aproveitou a sua página nas redes sociais para anunciar a sua saída da arbitragem de futebol guineense, de acordo com a sua publicação consultada pela redação de O Golo GB.
“Adeus a arbitragem, agradeço a Deus todo poderoso por me ter dado a vida e sucesso de ser um bom árbitro. Agradeço os meus formadores, meus colegas e todos que participaram na minha formação e promoção, os que me aconselharam durante a minha carreira e os que me criticaram também. Chegou o dia de pôr o fim na minha carreira de arbitragem como um ciclo de muitas conquistas, sacrifícios, desilusões, insultos, e provas conquistadas”, escreveu o jovem árbitro.
Ainda na mesma publicação no Facebook, Yannick dos Santos sustenta que está disponível para dar a sua contribuição no desenvolvimento do futebol guineense.
“Estou e estarei disposto a dar as minhas contribuições para o desenvolvimento do futebol nacional. Muito obrigado a todos”, acrescentou o árbitro internacional guineense, Yannick dos Santos Potopoto ao anunciar na sua conta oficial de Facebook a sua retirada precoce da arbitragem.
Saliente-se que a decisão de renúncia de Yannick Potopoto foi tomada após a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), o suspender, seguindo as orientações do seu presidente Caíto Teixeira, que ordenou a sua suspensão imediata da arbitragem guineense, junto do Conselho de Arbitragem e da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Lembre-se que Yannick dos Santos iniciou a sua carreira de arbitragem em 2015, e foi suspenso pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau na sequência de uma reclamação junto da FFGB sobre o não pagamento dos árbitros que dirigiram os jogos da Liga Regional, fato que culminou com boicote de alguns árbitros, que decidiram não apitar a fase de apuramento de campeão da referida competição organizada pela federação de futebol.
O assunto da reclamação das dívidas em causa por parte da FFGB com alguns árbitros nacionais rondava em cerca de 5 milhões de francos CFA, envolvendo o presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau Caíto Teixeira que havia ameaçado o árbitro Yannick dos Santos que iria retirar da arbitragem segundo explicou a O Golo GB o próprio árbitro Yannick Potopoto.
Saliente-se que Yannick dos Santos juiz principal internacional guineense participou em várias formações dos árbitros a nível nacional e internacional organizadas pela CAF e FIFA. Ainda esteve neste ano 2024, no Senegal em uma formação de vídeo árbitros (VAR), para os árbitros da Zona A, e também neste ano em curso no Egito na formação dos árbitros da CAF e da FIFA.
©️ O Golo GB
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet