INÉDITO: DOMINGAS TOGNA CRIA ACADEMIA DE ATLETISMO

Pela primeira vez na Guiné-Bissau foi criada uma academia de atletismo para descobrir novos talentos
A iniciativa é da ex-atleta da Federação do Atletismo da Guiné-Bissau, Domingas Embana Togna, considerada uma das mais medalhadas na história do atletismo do país.
Numa entrevista exclusiva ao portal desportivo O Golo GB, ex-atleta que representou o país no Mundial em 2007, revelou os motivos que nortearam a criação de uma academia de atletismo.
“O objectivo principal da criação da academia é transmitir às crianças os conhecimentos e as experiências que acumulei durante a minha carreira como atleta de alta competição, porque só assim o país poderá ter atletas capazes de competir internacionalmente”, assinalou Domingas Togna.
Perante este desejo, Domingas Togna lança um vibrante apelo à Federação do Atletismo da Guiné-Bissau, instituições públicas e privadas e às pessoas de boa vontade, no sentido de apoiarem na materialização deste projeto inédito no país.
“Já fiz vários contatos com diferentes instalações, inclusive a presidência da República, o Governo e pessoas singulares, mas até este momento, não recebemos nenhuma resposta, aliás apenas recebemos o apoio do senhor Félix Nan Dungue”, sublinhou.
A ícone do atletismo guineense, enumerou as dificuldades com que a sua academia se depara desde a falta de infraestruturas adequadas, sapatos de treino e equipamentos para as crianças, assim como uma viatura que possa facilitar a extensão do projeto para o interior do país, também angariar fundos para o pequeno almoço dos atletas que vivem nas condições precárias, porque, acrescentando que – “nem todos conseguem comer bem nas suas casas”.
Refira-se que para iniciar os trabalhos da Academia Leão de Judá – DT, Domingas Embana Togna e alguns amigos removeram o lixo num espaço junto do Campo Rádio, situado nos arredores do Bairro Militar, como palco para seus treinos, tendo encorajado a participação da camada feminina.
Saliente-se que a Academia Leão de Judá – Domingas Togna, segundo nos contou a sua promotora, cujo nome foi inspirado no potencial de um dos animais mais corajosos da selva.
Recorde-se que, a ex-atleta Domingas Embana Togna, representou o país no Mundial de Japão em 2007, no Campeonato Africano de Atletismo, em Argélia, nos Jogos Olímpicos da China 2008 e nos Jogos da CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa) entre noutras competições internacionais.
©️ Aladje Seidi
📷 Alamy (Reprodução)
👣 Siga-nos no Tik Tok & YouTube 👇🏾
@ogologbnet