BOA MORTE SOMA SETE PARTIDAS CONSECUTIVAS SEM VENCER

Técnico luso-são-tomense em queda livre no comando dos Djurtus

PUB
A seleção nacional da Guiné-Bissau, sob o comando de Luís Boa Morte, acumulou nesta segunda-feira (24/03) mais uma derrota frente à Burquina Faso, somando, assim, sete partidas consecutivas sem vencer.
Em 10 jogos oficiais à frente dos Djurtus, Luís Boa Morte conseguiu apenas uma vitória, agravando a crise de desempenho da seleção.
Substituto de Baciro Candé, técnico que levou a Guiné-Bissau a quatro participações consecutivas no Campeonato Africano das Nações (CAN 2017, 2019, 2021, 2023), Boa Morte ainda não conseguiu apresentar resultados satisfatórios. A sua passagem começou com o fracasso em não conseguir qualificar a Guiné-Bissau para aquilo que já era uma presença habitual no torneio continental.
No total, Boa Morte dirigiu a seleção em 10 partidas oficiais: seis na fase de grupos da qualificação para o CAN Marrocos 2025 e quatro na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
Contratado com o objetivo de superar os feitos de Baciro Candé nas fases finais do Campeonato Africano das Nações, o atual selecionador não conseguiu cumprir as expectativas. Candé alcançou quatro CAN consecutivos, enquanto Boa Morte falhou em garantir, pelo menos, a qualificação para o CAN Marrocos 2025. A seleção terminou na penúltima posição do grupo, com apenas 5 pontos – resultado de uma vitória, dois empates e três derrotas.
Apesar dos resultados negativos, o presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau declarou plena confiança no técnico, justamente, quando os Djurtus foram afastados da fase final de CAN-25. Na altura, Caito Teixeira garantiu “1000% de votos de confiança” na continuidade de Boas Morte ao leme da seleção.
De acordo com os dados estatísticos obtidos pela redação de O Golo GB, a única vitória de Boa Morte no comando dos Djurtus aconteceu no dia 5 de setembro de 2024, quando a Guiné-Bissau venceu Eswatini por 1-0, em Bissau, na 1.ª jornada do Grupo I da qualificação para o CAN 2025. O golo foi marcado por Bura, aos 14 minutos.
Até ao momento, em 10 jogos oficiais sob o comando de Boa Morte, a seleção soma 5 derrotas, 4 empates e apenas 1 vitória.
Na campanha atual, após seis jogos disputados no Grupo A da qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, a Guiné-Bissau tem 6 pontos. Destes, 4 foram conquistados sob o comando de Baciro Candé, enquanto Boa Morte, em quatro partidas, registou 2 empates e 2 derrotas.
© O GOLO GB