MIÚDO GUINEENSE VIRA GOLEADOR NA ALEMANHA E CATIVA FPF: ” É O MEU SONHO”

Portugal tenta agarrar portento goleador no campeonato de juniores da Alemanha. Iaia Danfa, 17 anos, brilha no Athletik Berliner, é cobiçado por imensos clubes e FPF já enviou carta à família para colocar jovem guineense ao seu serviço

PUB
Com apenas 17 anos, Iaia Manco Danfa, é um jovem saído da Guiné-Bissau a reluzir na Alemanha, como júnior do Athletik Berliner, contabilizando 22 golos em 18 jogos. Os desempenhos do atleta estão a multiplicar a sua exposição dentro do futebol alemão, valendo convites de vários emblemas, como Hamburgo, Union Berlim, Hertha, Hannover, Bochum, Borússia M’Gladbach e o Werder Bremen, que aparece como pretendente mais forte nesta corrida.
Soube O JOGO que os golos de Iaia Danfa, que leva ano e meio na Alemanha, chegado de Bissau e recebido pelo pai Seco Matchini, que tem cidadania portuguesa mas é residente na Alemanha há 15 anos, motivaram uma primeira abordagem do scouting da FPF, através de uma carta endereçada por Paulo Tavares.
O potencial diamante está, já assim, no radar nacional, podendo tratar-se de um elemento com aparente mais-valia pela dimensão física e capacidade goleadora. Numa conversa com a jovem promessa, deu para desbravar um pouco do universo do atleta. “O meu sonho é jogar na Champions League, ou defender o Benfica, Real Madrid ou Manchester City. Se puder disputar um Europeu ou Mundial por Portugal também seria fantástico. Esta é uma paixão que carrego de criança, que começou no meu bairro e passou pela academia Valusa, desde os oito anos. Dizia ao meu pai que queria chegar na Europa e ele trouxe-me para a Alemanha”, relata Iaia Danfa, consciente que tem despertado atenções generalizadas.
“Estou a fazer uma grande temporada, mas ainda quero crescer e ser um grande profissional, tal como o meu ídolo Cristiano Ronaldo. Tenho de dar o meu máximo”, assinala o avançado do Athletic Berliner, dando conta da sua envolvência. “Estou super feliz em Berlim, a adaptação foi muito fácil, ao lado do meu pai e dos meus irmãos. Eles estão cá há muito tempo, ajudaram-me. Tem crescido o pensamento de chegar à Bundesliga mas será sem pressa, porque estou muito bem no meu clube”, declara Iaia Danfa, que não disfarça a sede de jogar pelas quinas. “É o meu sonho, já sei que me conhecem e estou à espera que possa acontecer no futuro”, vinca o avançado guineense, que pode jogar por Portugal, já que o pai tem passaporte português. Os modelos de atletas chegam de vários lados, o sangue guineense também ajuda na resposta. “Sigo muito o Cristiano mas também o Bruma e o Roger.”
Fonte: O JOGO