ABEL CAMARÁ TERMINA CARREIRA DE JOGADOR

Internacional guineense pendura as chuteiras aos 35 anos

PUB
Foi através de uma publicação nas redes sociais que o avançado Abel Camará anunciou o fim da carreira como jogador, aos 35 anos.
Internacional sub-21 português e internacional A pela seleção da Guiné-Bissau, Camará fez a formação no Real SC, Oeiras e Belenenses, tendo-se estreado como sénior na época 2009/10 pelo Estrela da Amadora, na extinta II Divisão.
O avançado da Guiné-Bissau que representou em Portugal clubes como Belenenses, CD Mafra ou Sintrense realizou o último jogo da carreira ao serviço do Oriental, a 29 de setembro de 2024, onde foi suplente utilizado durante 30 minutos na segunda parte do encontro.
Camará marcou um total de 59 golos ao longo da sua carreira e jogou em clubes de países como a Roménia (FC Petrolul Ploiesti), Arábia Saudita (Al-Faisaly FC), Chipre (Pafos FC), Itália (Cremonese), Cazaquistão (Irtysh), Turquia (Elazigspor), Irão (Machine Sazi) e Indonésia (Arema FC).
A estreia no futebol profissional ocorreu na época 2010/11, na Segunda Liga, com a camisola do Belenenses. Em 2012 estreou-se na Primeira Liga, ao serviço do Beira-Mar, tendo a primeira experiência no estrangeiro na temporada 2013/14, nos romenos do Petrolul Ploiesti.
Em 2014, o avançado guineense regressou ao Belenenses, representando os sauditas do Al-Faisaly na época 2015/16. Na temporada seguinte, novo regresso ao Restelo, seguindo-se cinco experiências internacionais, no Pafos FC (Chipre), Cremonese (Itália), Irtysh (Cazaquistão), Elazigspor (Turquia) e Machine Sazi (Irão).
2020 marca novo regresso de Abel Camará ao futebol português, para representar o Feirense, na Segunda Liga, seguindo-se passagens pelo Mafra e B SAD (na Primeira Liga). Na época 2022/23 tem uma experiência na Indonésia, ao serviço do Arema FC, e no verão de 2023 participa na 21.ª edição do Estágio do Jogador, iniciativa do Sindicato dos Jogadores para futebolistas sem clube, antes de assinar pelo Sintrense, do Campeonato de Portugal.
O último jogo da carreira foi no início da presente temporada, pelo Oriental, a 29 de setembro de 2024, jogando os últimos 30 minutos na derrota caseira do clube de Marvila diante do Sacavenense, a contar para a terceira jornada da 1.ª Divisão da AF Lisboa.
Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, agradece ao nosso associado o contributo que deu ao futebol português dentro das quatro linhas e deseja as maiores felicidades para o novo ciclo da sua vida:
“Um líder, um fantástico ser humano e um exemplo pela sua forma de estar no futebol. Fizeste uma bonita carreira e, acima de tudo, deixas um legado de trabalho, entrega e apoio às causas que valem a pena.
No Sindicato dos Jogadores estamos muito gratos por todo o apoio que sempre nos deste e esperamos que tenhas muito sucesso naquilo que decidas fazer a partir daqui.
Estivemos juntos nos bons e nos maus momentos e assim continuará a ser.
Um forte abraço, meu amigo Abel Camará.” -Escreveu o presidente do Sindicato dos Jogadores de futebol Joaquim Evangelista numa nota publicada no site da associação.
©Sindicato dos Jogadores de Portugal / zerozero.pt