GOVERNO RECONHECE DIFICULDADES DOS CLUBES NACIONAIS

Numa altura em que intervenientes no futebol exigem do Governo a implementação da Lei de Mecenato, que visa incentivar o financiamento privado do desporto

PUB
O Governo da Guiné-Bissau disse estar ciente das dificuldades a que enfrentam os clubes do futebol no país que, muitas vezes, não atingem os seus objetivos por falta de meios.
O reconhecimento do Executivo liderado por Rui Duarte Barros foi tornado público pelo Diretor Geral de Desporto na abertura da ‘cimeira dos líderes’ das equipas da Primeira Liga do futebol que decorreu este sábado, em Bissau, promovida pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol, LGCF.
“Sabemos que há dificuldades. Muitas vezes os clubes não conseguem atingir os seus objetivos por falta de meios e os presidentes dos clubes estão a fazer os esforços com os seus próprios meios. O Governo está consciente daquilo. É o papel do Governo apoiar as federações para estas possam apoiar os clubes, mas o Governo não o faz por falta de meios”, começou por dizer António Nala.
O responsável disse que o Executivo guineense está preocupado com algumas situações da violência que ocorrem nos estádios do futebol no país, entretanto, revelou a intenção da Direção Geral do Desporto em garantir, junto do Ministério do Interior, o asseguramento gratuito das provas oficiais.
“Neste momento estamos a entabular contatos com o Ministério do Interior no seu papel fundamental de manter a segurança. Não deve ser a instituição a ser pague para assegurar o jogo. Deve ser o papel dele a prevenção, manter a segurança em campo. É no que estamos a trabalhar”, garantiu António Nala, Diretor Geral do Desporto.

Dembó Sissé, António Nala e Celestino Gonçalves
Estas declarações surgiram numa altura em que os líderes federativos e diferentes intervenientes no futebol exigem do Governo a implementação da Lei de Mecenato que visa incentivar o financiamento privado do desporto, permitindo que empresas, e demais, doem para entidades desportivas e se beneficiem de incentivos fiscais. Para muitos, a Lei de Mecenato é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento do desporto no país, porém ajuda no financiamento das atividades desportivas.
© Balantó Danfa